Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

JMJ Rio2013: avaliação das Regionais

Regionais do Brasil avaliam passagem dos símbolos da JMJ





       Desde setembro de 2011, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude já visitaram 253 dioceses dos 27 estados brasileiros. Estima-se que 75 milhões de brasileiros já tiveram o encontro com a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora. Os os referenciais da juventude nos Regionais da conferência episcopal brasileira, a CNBB se reuniram na semana passada no Rio para avaliar os aspectos de preparação da passagem dos símbolos, partilhar experiências e os frutos desse trabalho “pré-jornada”.
       A reunião aconteceu de 8 a 10 de maio e contou com a participação dos 17 referenciais. Além de retomar o assunto da peregrinação dos símbolos, que chegam à Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 6 de julho, pontos destacados na reunião a preparação dos regionais para a Semana Missionária, a participação dos brasileiros na JMJ e o “pós-Jornada”.
       “A passagem dos símbolos foi um momento de profunda revitalização da fé, da força e da articulação da juventude, uma ocasião de grande sensibilidade da Igreja com relação aos locais de dores e sofrimentos dos jovens”, partilhou a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, Irmã Zenilde Fontes, sobre a experiência vivida pela Igreja do Rio Grande do Sul. “Agora o olhar é para a Semana Missionária, a JMJ e o pós-Jornada”, finalizou.
       Para um dos secretários da Comissão para Juventude da CNBB na organização da Semana Missionária, padre Márcio José Costa Teixeira, a passagem dos símbolos plantou uma semente nas dioceses que será colhida na Semana Missionária, especialmente no quesito solidariedade. “Acredito que teremos uma Semana especial, muito voltada para o perfil solidário do brasileiro. Os estrangeiros que virão terão boas surpresas”, afirmou padre Márcio. Além da Solidariedade, outros pilares que são referência para a realização da Semana Missionária como a Oração e a Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário