Regionais do Brasil avaliam passagem dos símbolos da JMJ
Desde setembro de 2011, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude já visitaram 253 dioceses dos 27 estados brasileiros. Estima-se que 75 milhões de brasileiros já tiveram o encontro com a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora. Os os referenciais da juventude nos Regionais da conferência episcopal brasileira, a CNBB se reuniram na semana passada no Rio para avaliar os aspectos de preparação da passagem dos símbolos, partilhar experiências e os frutos desse trabalho “pré-jornada”.
A reunião aconteceu de 8 a 10 de maio e contou com a participação dos 17 referenciais. Além de retomar o assunto da peregrinação dos símbolos, que chegam à Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 6 de julho, pontos destacados na reunião a preparação dos regionais para a Semana Missionária, a participação dos brasileiros na JMJ e o “pós-Jornada”.
“A passagem dos símbolos foi um momento de profunda revitalização da fé, da força e da articulação da juventude, uma ocasião de grande sensibilidade da Igreja com relação aos locais de dores e sofrimentos dos jovens”, partilhou a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, Irmã Zenilde Fontes, sobre a experiência vivida pela Igreja do Rio Grande do Sul. “Agora o olhar é para a Semana Missionária, a JMJ e o pós-Jornada”, finalizou.
Para um dos secretários da Comissão para Juventude da CNBB na organização da Semana Missionária, padre Márcio José Costa Teixeira, a passagem dos símbolos plantou uma semente nas dioceses que será colhida na Semana Missionária, especialmente no quesito solidariedade. “Acredito que teremos uma Semana especial, muito voltada para o perfil solidário do brasileiro. Os estrangeiros que virão terão boas surpresas”, afirmou padre Márcio. Além da Solidariedade, outros pilares que são referência para a realização da Semana Missionária como a Oração e a Cultura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário