Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

JMJ Rio2013: Dia de fé e emoção

Um dia de emoção e fé em Aparecida-SP e no hospital São Francisco



       Aquela quarta-feira, dia 24, já prometia grandes emoções logo pela manhã. A agenda intensa do Papa Francisco incluía uma viagem à Aparecida-SP e a inauguração de uma ala para dependentes químicos no Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus. Comovido, o Santo Padre rezou pelos jovens e pelo êxito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) no Santuário de Aparecida. “Mãe Aparecida, ponho em vossas mãos a minha vida. Levai ao Pai a juventude, a Jornada Mundial da Juventude”, orou.
       Papa Francisco rogou também para que os Pastores do Povo de Deus, os pais e os educadores possam transmitir aos jovens os valores que farão deles construtores de um País e de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Esse aprendizado surge a partir de Maria. “É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria”, disse. Ele lembrou que o Documento de Aparecida nasceu “sob a proteção maternal de Maria”. Há seis anos, realizou-se no Santuário de Aparecida a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.
       A fé e o abandono a Deus também são posturas necessárias para quem quer deixar-se surpreender por Deus. “Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas”. Aquela foi também uma noite de Franciscos... No hospital São Francisco, o Santo Padre inaugurou o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI).
       Emocionados, jovens dependentes químicos em tratamento contaram seus testemunhos para o Papa Francisco. O Santo Padre deu um ensinamento de nos colocarmos a serviço do outro, em especial aquele que sofre. “Abraçar. Precisamos todos de aprender a abraçar quem passa necessidade, como São Francisco. Há tantas situações no Brasil e no mundo que reclamam atenção, cuidado, amor, como a luta contra a dependência química. Frequentemente, porém, nas nossas sociedades, o que prevalece é o egoísmo”, explicou.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário