JMJ Rio2013 injeta R$ 1,2 bilhão na economia do Rio e aumenta ocupação hoteleira
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), foram injetados recursos na ordem de R$ 1,2 bilhão na economia da cidade. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Paes. Além disso, a mudança na programação da JMJ Rio2013 de Guaratiba para Copacabana nos dois últimos dias do evento, elevou em oito pontos percentuais a ocupação da rede hoteleira do Rio, superando a estimativa inicial de até 70% da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (Abih-RJ).
De acordo com balanço divulgado pela Abih-RJ, o maior reflexo nas reservas ocorreu na zona sul do município, seguido pelo centro e Barra da Tijuca. A taxa média de ocupação subiu de 61,97%, percentual divulgado na última pesquisa prévia, no dia 16 deste mês, para 78,36%, entre os dias 25 e 28.
Para o presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes, o fato de Copacabana ser mais acessível para os peregrinos influenciou no resultado alcançado. A isso se somaram a tranquilidade registrada durante todo o evento e os descontos entre 10% e 50% promovidos pelos hotéis da cidade.
Os bairros mais procurados foram Flamengo/Botafogo, com 86,56% de ocupação, e Leme/Copacabana (83,75%). Em seguida, aparecem o centro da cidade, com 83,14%, Ipanema/Leblon (69,67%) e Barra da Tijuca (68,68%).
Visita ilustre
O prefeito Eduardo Paes agradeceu aos peregrinos, ao Papa Francisco e, principalmente aos moradores da cidade, pelo sucesso da JMJ Rio2013. “Não tenho dúvida que a cidade recebeu a maior, mais longa e mais bonita festa da história. Foi a visita mais ilustre e mais agradável que a cidade já recebeu. Agradeço ao Papa Francisco, aos visitantes e em especial aos moradores da cidade. O Rio demonstrou enorme capacidade de receber visitantes, os cariocas estão muito felizes de receber esse eventos”.
Segundo o prefeito, não foi registrado tumulto. Em todo o período da JMJ Rio2013, o sistema de trens urbanos transportou 3 milhões de pessoas. No metrô, também foram 3 milhões de passageiros. Os dois sistemas funcionaram de forma ininterrupta durante o fim de semana. O sistema de ônibus operou com a frota máxima, com 8.800 veículos e 3,5 milhões de passageiros.
Durante toda a JMJ Rio2013, foram recolhidas 390 toneladas de lixo, sendo 45 toneladas de materiais recicláveis. De acordo com Eduardo Paes, apenas no réveillon de Copacabana são recolhidos normalmente 320 toneladas.
Na área de saúde, foram feitos 4.780 atendimentos, nos 11 postos montados, sendo que 84 pacientes foram transferidos para a rede municipal. Os principais problemas foram mal-estar, crise de asma, hipertensão em idosos, vômito, diarreia, dor lombar e cansaço.
Dados: Agência Brasil
Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:
Postar um comentário