Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Assembleia Geral: bispo emérito

Quem é e o que faz um bispo emérito?
Dom Majella explica


Cardeal Dom Geraldo Majella
Arcebispo Emérito de São Salvador (BA)


       A realidade dos bispos eméritos foi um dos assuntos tratados nesta quinta-feira, dia 18, penúltimo dia da 51ª  Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Trata-se daqueles bispos que completaram 75 anos, idade limite para exercer o ministério episcopal, e apresentaram seu pedido de renúncia ao Papa. Com o pedido aceito, eles se tornam eméritos. Atualmente, há 160 bispos nessa situação na Igreja no Brasil.       Estes bispos continuam sendo bispos, uma vez que receberam a ordenação episcopal, mas já não têm propriamente um ofício para exercer, como o comando de uma diocese. Isso, porém, não significa que eles não são mais ativos. O arcebispo emérito de Salvador (BA), Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, explicou que, em alguns casos, o que limita essa atuação é a saúde.
       "Quando não tem limite de saúde, o bispo emérito pode ajudar outro bispo, até mesmo a exercer o ofício de pároco. Então, aí ele está dentro de uma diocese. Eu, por exemplo, dou assistência para a Pastoral da Criança. Agora mesmo, estou de saída para a África do Sul para conversar com alguns bispos sobre a Pastoral", contou o Cardeal.
       Na Assembleia Geral dos Bispos, como esta que acontece em Aparecida até amanhã, Dom Geraldo explicou que os bispos eméritos não têm voz ativa para algumas coisas que são de competência do bispo diocesano, como participar de votações. Porém, podem, dar pareceres e falar em público para a Assembleia.
       Atualmente, já existe uma comissão na CNBB específica para os bispos eméritos, presidida, inclusive, por Dom Geraldo. De acordo com ele, essa instituição dos bispos eméritos é recente, não há uma experiência já definida. "Então nós estamos trabalhando para dar uma formatação a esse tipo, de bispo emérito, e assim poder dar ao próprio bispo emérito o conhecimento de quem ele é, o que ele pode fazer e quais os direitos que ele tem".
       Sobre o relatório a ser apresentado na Assembleia, Dom Geraldo informou que o documento contém tudo o que foi feito até hoje na Comissão: os encontros que já aconteceram e o que foi abordado.


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289107

Nenhum comentário:

Postar um comentário