Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Papa Francisco: encontro com Patriarca

Papa recebe Patriarca de Jerusalém e fala sobre paz no Oriente Médio


Papa recebeu delegação da Terra Santa

       O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira, dia 15, no Vaticano, o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, acompanhado pelos vigários e pelo novo Arcebispo de Túnis, Dom Ilario Antoniazzi.
       A paz no Oriente Médio, a situação dos cristãos na região e a crise na Síria foram alguns temas abordados no encontro que deixou sinais de esperança e alegria.
       “Hoje, veio ao Papa todo o Patriarcado de Jerusalém, seus bispos e jovens sacerdotes a fim de saudar o Pontífice e falar-lhe de nossa realidade”, disse Dom Twal numa entrevista à Rádio Vaticano, no final do encontro com o Papa Francisco. “Nós conversamos a sós. Um homem humilde, grande, que tem o dom da escuta, que não tem a pretensão de saber tudo, ele quer conhecer a fim de ajudar melhor a situação. Uma bela, bela impressão de um irmão”.
       Dom Twal frisou que no centro da conversa esteve a situação no Oriente Médio: “Falei sobre a situação no Oriente Médio e também sobre os refugiados sírios. Eu disse que a situação não é tão bonita como alguns podem achar, olhando de fora. Falei sobre a situação do Patriarcado e do seminário que está cheio, graças a Deus, e dos peregrinos que não nos deixam sozinhos. Todos são bem-vindos”.
       O Patriarca espera que o Papa Francisco visite o Oriente Médio. “Tudo é pensável, tudo é possível, depende do tempo e da situação”, frisou. “A confiança de que o Senhor ajuda e apoia o seu povo não nos abandona”, disse ainda Dom Twal, que pediu ao Papa uma oração especial pela paz.
       “Pedimos sua oração pela paz na Terra Santa e o Espírito Santo certamente inspirar-lhe-á o que dizer e o que fazer. Shimon Peres vai visitá-lo no final do mês. Estou certo de que ele irá sussurrar uma palavra boa também a Peres. Acreditamos que ele seja dócil ao Espírito Santo. Estes são os homens que fazem a diferença na vida dos outros. Temos um Papa que nos conhece, que é um bom modelo de fé e caridade. Devemos realmente ser otimistas: não há espaço para o pessimismo”, disse o Bispo Auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom William Shomali.



Nenhum comentário:

Postar um comentário