Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Papa Francisco: testemunhar a Ressurreição de Cristo

Papa convida cristãos a testemunharem com coragem a Ressurreição de Jesus


Papa Francisco pediu orações aos cristãos perseguidos

       Cerca de 80 mil fiéis e peregrinos rezaram o Regina Coeli neste domingo, dia 14, com o Papa Francisco, no Vaticano. Em sua mensagem, o Pontífice se deteve brevemente na passagem do livro dos Atos dos Apóstolos, da liturgia deste 3° Domingo de Páscoa.
       “Este texto refere que a primeira pregação dos Apóstolos em Jerusalém encheu a cidade da notícia que Jesus tinha verdadeiramente ressuscitado segundo as Escrituras e era o Messias anunciado pelos profetas”, disse o Papa Francisco.
       O Santo Padre recordou que, na ocasião, os sumos-sacerdotes e os chefes da cidade aprisionaram os apóstolos, ordenando-lhes que não falassem mais sobre Jesus, na tentativa de “cortar pela raiz” a comunidade de fiéis em Cristo. “Mas Pedro e os outros onze responderam: ‘É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, o exaltou à sua direita como chefe e salvador. E desses fatos somos testemunhas nós e o Espírito Santo’. Então, flagelaram os Apóstolos e ordenaram-lhes de não falarem novamente no nome de Jesus. E eles foram embora, contentes por terem merecido sofrer insultos por causa do nome do Senhor”, explicou.
       Diante disso, Papa Francisco refletiu:
       “Onde encontravam os primeiros discípulos a força para esse testemunho? Não só. De onde vinha a alegria e coragem para anunciar, não obstante os obstáculos e a violência? Não podemos nos esquecer que os apóstolos eram pessoas simples, não eram escribas, doutores da lei, nem pertencentes à classe sacerdotal. Como puderam, com seus limites e a oposição por parte das autoridades, encher Jerusalém com seus ensinamentos? É claro que somente a presença com eles do Senhor Ressuscitado e a ação do Espírito Santo podem explicar este fato. A sua fé se baseava numa experiência tão forte e pessoal de Cristo morto e ressuscitado que eles não tinham medo de nada nem de ninguém, e até mesmo viam as perseguições como um motivo de honra, que lhes permitia seguir os passos de Jesus e assemelhar-se a Ele, testemunhando com a vida.”
       Francisco ressaltou que a história da primeira comunidade cristã traz um ensinamento importante que vale para os cristãos do nosso tempo. “Quando uma pessoa verdadeiramente conhece Jesus Cristo e crê Nele, experimenta a Sua presença na vida e a força de sua ressurreição, e não pode deixar de comunicar esta experiência. E, se encontra incompreensões ou adversidades, se comporta como Jesus em sua Paixão: responde com amor e com a força da verdade”.
       O Papa convidou os fiéis a pedirem a intercessão da Virgem Maria para que a Igreja em todo o mundo “anuncie com franqueza e coragem a Ressurreição do Senhor” e a testemunhe de maneira eficaz com sinais de amor fraterno. Em seguida, convidou os presentes a rezar especialmente pelos cristãos que sofrem perseguição, para que eles “sintam a presença viva do Senhor Ressuscitado”.


Saudações
       Após o Regina Coeli, o Papa Francisco recordou a beatificação neste sábado, em Veneza, Itália, do Padre Luca Passi, sacerdote de Bérgamo, do século XIX, fundador da Obra Secular Santa Dorotéia e do Instituto das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia.
       O Pontífice lembrou também que neste domingo, na Itália, se celebra o Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração, sobre o tema “As novas gerações para além da crise.”
       “Esta Universidade nasceu da mente e do coração de Padre Agostino Gemelli e com um grande apoio popular formou milhares e milhares de jovens a serem cidadãos competentes e responsáveis, construtores do bem comum. Convido a apoiar sempre esta Universidade para que continue oferecendo às novas gerações uma ótima formação para enfrentar os desafios do tempo presente”, destacou Francisco.
       A seguir, o Papa saudou os peregrinos de vários países, as famílias, grupos paroquiais, movimentos e jovens. Saudou de modo especial os meninos e meninas que estão se preparando para o Sacramento do Crisma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário