Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Papa Francisco: novos sacerdotes

Papa pede que novos sacerdotes sejam pastores, e não funcionários




       O Papa Francisco celebrou neste domingo, dia 21, a Santa Missa na Basílica Vaticana para a ordenação de 10 diáconos provenientes de seminários diocesanos romanos. O Santo Padre exortou os novos sacerdotes a exercerem a obra sacerdotal de Cristo com alegria e caridade sincera, além de pedir que sejam Pastores, e não funcionários.
       “Conscientes de terem sido escolhidos entre os homens e constituídos em seu favor para esperar nas coisas de Deus, exercitem com alegria e com caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, unicamente com a intenção de agradar a Deus e não a vós mesmos. Sejam pastores, não funcionários. Sejam mediadores, não intermediários”, disse.

Acesse

       Refletindo sobre esse ministério, Francisco lembrou que, entre todos os seus discípulos, Jesus quer escolher alguns em particular, para que continuassem a Sua missão pessoal de mestre, sacerdote e pastor.
       “Como, de fato, por isto Ele foi enviado pelo Pai, assim Ele enviou primeiramente à sua volta no mundo os Apóstolos e depois os Bispos e os seus sucessores, aos quais foram dados como colaboradores os presbíteros, que, unidos no ministério sacerdotal, são chamados ao serviço do Povo de Deus”, destacou.
       Para aqueles que estavam prestes a receber a ordenação sacerdotal, o Santo Padre pediu que eles proclamem a todos a Palavra de Deus que eles mesmos receberam com alegria. Francisco também os exortou a lerem e meditarem assiduamente a Palavra do Senhor, para que acreditem naquilo que leram, ensinem o que aprenderam na fé e vivam o que ensinaram. “Recordem também que a Palavra de Deus não é propriedade vossa: é Palavra de Deus. E a Igreja é guardiã da Palavra de Deus”.
       O Santo Padre pediu aos novos sacerdotes, em nome de Cristo e da Igreja, que eles não se cansem de ser misericordiosos. Ele também pediu empenho para unir os fiéis em uma única família, para conduzi-los a Deus Pai por meio de Cristo no Espírito Santo. “Tenham sempre diante dos olhos o exemplo do Bom Pastor, que não veio para ser servido, mas para servir e para procurar salvar aquilo que estava perdido”, finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário