Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Festa onomástica do Papa Francisco

Papa destaca que a identidade cristã é uma pertença à Igreja




       O Papa Francisco celebrou nesta terça-feira, dia 23, a Santa Missa por ocasião da memória litúrgica de São Jorge, sua festa onomástica (dia em que uma pessoa celebra um santo, no dia em que ele é celebrado pela Igreja, cujo nome coincide com seu nome de batismo).  Em uma breve homilia feita na presença dos cardeais residentes em Roma, o Santo Padre destacou que a identidade cristã é uma pertença à Igreja, e não uma simples carteira de identidade.
       Recordando o que dizia o Papa Paulo VI, Francisco destacou que não é possível encontrar Jesus fora da Igreja, da Igreja Mãe. Esta Igreja Mãe é aquela que doa Jesus ao ser humano, doa esta identidade. “É uma pertença. Identidade significa pertença. Pertença à Igreja: isto é belo!”.
       Francisco também citou a descoberta da missionariedade da Igreja nas primeiras comunidades cristãs, justamente em um momento de perseguição. Porém, este momento é perpassado por muita alegria, a alegria própria da evangelização. Citando Santo Agostinho, o Papa destacou que é assim que a Igreja segue adiante: entre as perseguições do mundo e as consolações do Senhor.
       “Se quisermos caminhar na estrada mundana, negociando com o mundo – como queriam fazer os Macabeus, que eram tentados naquele tempo – nunca teremos a consolação do Senhor. E se nós procurarmos somente a consolação, será uma consolação superficial, não aquela do Senhor, será uma consolação humana”, disse.
       E retomando a missionariedade da Igreja, Francisco fez um convite para que se pense nisso, para que se pense na Mãe Igreja que cresce com novos filhos, aos quais doa a identidade da fé. Ele também enfatizou que se o ser humano não é “ovelha de Jesus”, a fé não vem, é uma fé sem substância. “Peçamos ao Senhor esta paresia  este fervor apostólico, que nos impulsiona a seguir em frente, como irmãos, todos nós: adiante!”
       No final da celebração, a banda musical da Guarda Suíça ofereceu ao Papa, na presença dos cardeais, uma breve apresentação musical em sinal de bons votos pela sua festa onomástica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário