Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Papa Francisco: visita do Embaixador

Novo embaixador de Portugal junto ao Vaticano visita Papa Francisco


Antônio Almeida Ribeiro (Embaixador de Portugal) durante visita ao Santo Padre

       O Papa Francisco recebeu na última quinta-feira, dia 18, o novo embaixador de Portugal junto à Santa Sé, António Almeida Ribeiro, ao qual manifestou “total disponibilidade” para visitar o país, tendo em vista o centenário das aparições de Fátima, em 2017.
       “Ele [Francisco] manifestou a sua total disponibilidade” para participar das celebrações, disse o diplomata, após a audiência privada para apresentação das cartas credenciais, a primeira do atual pontificado.
       Segundo António Almeida Ribeiro, o Papa teve “palavras de extrema simpatia para com Portugal” e destacou a importância de Fátima. “Gostaríamos de recordar o centenário das aparições”, ressalta o embaixador, para quem, “uma visita (papal) a Portugal seria, naturalmente, o reflexo dessas comemorações”.
       “Manifestei, em nome de Portugal, enorme respeito e enorme gratidão pelo fato de o Papa Francisco ter decidido consagrar o pontificado a Nossa Senhora de Fátima”, declara António Almeida Ribeiro. Essa consagração, pedida por Francisco a Dom José Policarpo, Cardeal-patriarca de Lisboa, vai acontecer na peregrinação de 13 de maio, por decisão da Conferência Episcopal. O embaixador de Portugal realça a “excelência” das relações com a Santa Sé e diz ter encontrado um Papa “extremamente simpático e simples”. 
       Durante a apresentação das cartas credenciais, no Vaticano, o Papa recebeu uma caixa com um ‘decanter’ especial e uma garrafa de vinho do Porto 20 anos, oferta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, como homenagem pela sua eleição como bispo de Roma. A entrega da garrafa aconteceu no final da audiência privada, com o embaixador português a explicar a origem e o motivo da oferta. “O Papa ficou encantado com o presente”, revela António Almeida Ribeiro.
       O embaixador também lembrou os 500º aniversário da embaixada que o rei Dom Manuel enviou ao Papa Leão X, num momento em que os portugueses entravam em contato com novas culturas, fora da Europa. “Gostaríamos que essa data fosse devidamente celebrada e comemorada, porque foi um marco muito significativo das relações entre Portugal e a Santa Sé”, refere o diplomata.
       Tristão da Cunha, que dirigia a embaixada, foi recebido por Leão X a 20 de março de 1514, tendo-se seguido outros encontros que ajudaram a reforçar a posição portuguesa nos territórios descobertos.
       António Almeida Ribeiro encontrou-se ainda com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, com quem falou sobre as relações bilaterais “no quadro da Concordata que foi revista e assinada em 2004”. “Também da parte do Cardeal Bertone foi reconhecido que não existem problemas graves, pelo contrário”, conclui o embaixador.
       A nomeação do representante de Lisboa no Vaticano foi publicada em ‘Diário da República’ no dia 23 de janeiro e António Almeida Ribeiro já acompanhou em Roma as cerimônias do início solene do pontificado de Francisco, junto do presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário