Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Papa Francisco: "a porta das ovelhas"

Papa enfatiza que somente Jesus é a porta para o Reino de Deus




       O Evangelho do Bom Pastor com Jesus que se define “a porta das ovelhas” esteve no centro da homilia do Papa Francisco na manhã desta segunda-feira, dia 22, na Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Participaram da celebração alguns funcionários da Sala de Imprensa da Santa Sé e alguns técnicos da Rádio Vaticano que trabalham no parque de transmissão da emissora.
       No Evangelho proposto pela liturgia do dia, o Papa lembra que Jesus diz que quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, não é o pastor. Segundo o Papa, a única porta para entrar no Reino de Deus, para entrar na Igreja é o próprio Jesus.
       “Quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, mas chega até elas de outra parte, é um ladrão ou um brigante. É alguém que quer tirar proveito para si mesmo, que quer ascender, disse o Pontífice.
       Francisco destacou que, para identificar a verdadeira porta, que é Jesus, basta fazer aquilo que dizem as bem-aventuranças: ser humilde, pobre, manso, justo. Mas ele lembrou que Jesus não é somente a porta, mas também o caminho.
       O Santo Padre não deixou de citar as tentações que cercam o ser humano, fazendo com que ele queira sempre ter a chave para interpretar tudo, ser dono de si mesmo e não filho e servo do Senhor.
       “E essa é a tentação de buscar outras portas ou outras janelas para entrar no Reino de Deus. Somente se entra no Reino de Deus por aquela porta que se chama Jesus. Somente se entra por aquela porta que nos leva a uma estrada que é um caminho que se chama Jesus, e nos leva à vida que se chama Jesus. Todos aqueles que fazem diferente – diz o Senhor –, que sobem para entrar pela janela, são ‘ladrões e brigantes’. O Senhor é simples. Não fala difícil: Ele é simples”.
       Por fim, o Santo Padre convidou todos a pedirem a graça de “bater a essa porta”. Ele citou que, muitas vezes, as pessoas ficam tristes, desoladas e encontram problemas para bater a essa porta, que é Jesus.
       “Não devemos buscar outras portas que parecem mais fáceis, mais confortáveis, mais ao alcance da mão. Sempre aquela porta: Jesus. E Jesus jamais desilude, Jesus não engana, Jesus não é um ladrão, não é um brigante. Deu a sua vida por mim: cada um de nós deve dizer isso: ‘E tu que destes a vida por mim, por favor, abre, para que eu possa entrar’”, finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário