Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Papa Francisco: encontro com Shimon Peres

Papa recebe em audiência o presidente de Israel


Papa Francisco e Shimon Peres, Presidente de Israel, em audiência privada


       Na manhã desta terça-feira, dia 30, o Papa Francisco recebeu em audiência privada o presidente de Israel, Shimon Peres. Decisões corajosas e disponibilidade de ambas as partes para levar o conflito israelense-palestino para o caminho da paz e um convite dirigido ao Papa Francisco para visitar a Terra Santa foram alguns pontos principais durante o encontro.
       Um comunicado oficial emitido pela Santa Sé informou que o encontro abordou a questão da situação sócio-política do Oriente Médio. Quanto a isso, desejou-se uma rápida retomada das negociações entre israelenses e palestinos a fim de que, com o apoio da comunidade internacional, se possa alcançar um acordo respeitoso das legítimas aspirações dos dois povos e assim contribuir com a paz e a estabilidade da Região.
       Durante a reunião, Francisco e Peres também falaram da Cidade de Jerusalém, manifestando particular preocupação pelo conflito que atinge a Síria. Foi expresso o desejo de uma solução política que privilegie a lógica da reconciliação e do diálogo.
       Além disso, foram tratadas questões referentes às relações entre o Estado de Israel e a Santa Sé e entre as Autoridades estatais e a comunidade católica local. Foram apreciados os progressos significativos da Comissão bilateral de trabalho, empenhada na elaboração de um acordo sobre questões de interesse comum, para o qual se espera uma rápida conclusão.
       Após o encontro com o Papa, Peres, reuniu-se com o secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, e com o secretário para as Relações com os Estados, o arcebispo Dominique Mamberti. Nesta quarta-feira, dia 1º, o presidente de Israel visita a cidade de São Francisco, Assis, onde deve receber o título de cidadão honorário da cidade de Assis. A cerimônia será no salão do Sacro Convento às 10h15min (horário local).



Nenhum comentário:

Postar um comentário