Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Ao vivo e em tempo real

Site da JMJ Rio2013 terá transmissão ao vivo e cobertura dos eventos em tempo real



       A partir da última segunda-feira, dia 22, toda a programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) poderão ser acompanhados de qualquer lugar do mundo pelo site da JMJ Rio2013. Através do sistema “Live”, o portal oficial vai fazer a transmissão ao vivo e a cobertura em tempo real de todos os eventos.
       O sistema é composto por um streaming de TV ao vivo, com imagens dos Atos Centrais, do Cristo Redentor e das Catequeses em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol); pelo “feed” de notícias das redes sociais da JMJ Rio2013; pela programação completa da Jornada, entre outras funções.
       Toda a transmissão de TV será realizada em parceria com a Rede Globo de Televisão e com a WebTV Redentor, canal oficial da Arquidiocese na internet. O sinal será disponibilizado pela Rede Globo, coordenadora do pool de TV, para emissoras nacionais e internacionais. O pool brasileiro é composto por 13 participantes, sendo eles nove emissoras (Rede Globo, Rede Vida, TV Aparecida, TV Canção Nova, Rede Século 21, RedeTV, SBT, Band, Rede Record, TV Cultura e TV Brasil) e três portais de internet (Estadão, Terra e UOL).
       De acordo com o gerente de operações da TV Globo e coordenador do pool da JMJ Rio2013, Fernando Gueiros, além das imagens das câmeras nos pontos de transmissão, também serão captadas imagens de dois helicópteros, um que seguirá o papamóvel e outro que vai filmar os percursos em carro fechado do Papa, e também de uma “câmera-carro”.  O sobrevoo do Papa ao Cristo Redentor será acompanhado de perto por um helicóptero.
       Gueiros, que também foi responsável pela coordenação de transmissão da visita do Papa Bento XVI a São Paulo, em 2007, pela Rede Globo, destaca que esse trabalho de associação das emissoras vai permitir uma cobertura de forma mais ampla. “Foi um trabalho de muita união para contribuir com a transmissão do evento. O sinal, transmitido para todo o mundo, será livre de direitos e gratuito”, frisa ele, lembrando a ausência de tarifas às emissoras que desejarem retransmitir o evento.
       A WebTV Redentor, que já tem tradição de coberturas e transmissões ao vivo de celebrações na Arquidiocese do Rio e, mais recentemente, de eventos da JMJ Rio2013, trabalhará junto ao setor audiovisual da Jornada. Segundo a coordenadora da WebTV Redentor, Leanna Scal, o canal, além de retransmitir o sinal gerado pelo satélite da Globo, vai também fazer as imagens ao vivo diretamente do Cristo Redentor e de Catequeses, nos outros quatro “players” do sistema “Live”.
       Além disso, Leanna destaca que o site da WebTV Redentor também vai disponibilizar as imagens dos cinco locais e vai produzir matérias com a emoção dos peregrinos e voluntários na JMJ. Ela também conta que a cobertura da JMJ pela WebTV Redentor contará com a parceria de webTVs de todo o Brasil.


Rádio Catedral vai fazer a transmissão em sete idiomas
       A rádio oficial da Arquidiocese do Rio, “Rádio Catedral FM 106,7”, vai fazer a transmissão da Jornada ao vivo para quem estiver nos locais do evento e também através da internet. Aqueles que estiverem na rua podem sintonizar seus aparelhos de rádio na frequência de rádio FM relacionada ao seu idioma ou através do aplicativo da rádio para smartphones. Na internet, há um link específico para a transmissão.
       Ao todo serão os sete idiomas: Português, Inglês, Espanhol, França, Italiano, Alemão, Polônia. “A gente fez uma programação que vai ter tradução simultânea e ser transmitida para as línguas oficias da Jornada através de um streaming, que pode ser acessado pelo site da Rádio Catedral. Quem estiver “in loco” em Copacabana e Guaratiba vai ter as frequências disponibilizadas na sua língua. Então, por exemplo, o peregrino de língua francesa que estiver na praia, pode sintonizar a frequência em francês. E ele vai poder ouvir os Atos Centrais na língua dele”, explica a coordenadora de transmissão da Rádio Catedral, Fátima Lima.
       Ela também evidencia a parceria de rádios estrangeiras que vão retransmitir o sinal. “É o pool de rádio. A rádio vai se chamar Rede Jornada Mundial da Juventude porque quem quiser entrar nesta programação e retransmitir é muito bem-vindo”, disse. O portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que fez a cobertura dos eventos da Pré-Jornada, também vai cobrir todos os momentos da Jornada Mundial da Juventude em tempo real.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário