Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Não fique com dúvidas, os voluntários te ajudam

Voluntários da JMJ Rio2013 orientam peregrinos nas estações de metrô do Rio



       Os peregrinos que procuram informações sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) nas estações de metrô do Rio de Janeiro contam com o trabalho de três mil voluntários. Alguns deles estão distribuídos nos aeroportos e terminais de ônibus da cidade. Grupos com cerca de dez jovens, entre brasileiros e estrangeiros, estão distribuídos pelas estações em três turnos de trabalho. Para ajudar na identificação, além de estarem uniformizados, eles utilizam objetos, como mãos gigantes sinalizadoras, megafones e, nos locais com maior trânsito de pessoas, cadeiras de salva-vidas.
       Segundo o coordenador dos pontos de informação, Vladimir Lima, funcionários que percorrem todos os pontos do metrô enviam um relatório diário sobre os principais questionamentos dos peregrinos. “Temos um controle sobre todas as dúvidas. Na última semana chegamos a gerir uma crise com base nos dados coletados por nossos produtores e orientamos nosso pessoal alocado nos metrôs, rodoviária e aeroportos. Todos eles estão preparados para orientar o ir e vir em cada estação, conexões e transferências”, explicou.
       Durante os dias de semana, o fluxo maior acontece no período das 11h às 14h. A americana Liliana Hinojosa, 28 anos, chegou na última sexta-feira, dia 19, e disse que encontrou informações exatas ao procurar os voluntários nos pontos de informação. “Meu grupo e eu sempre temos dúvida por qual caminho seguir. Procuramos os voluntários, que nos forneceram informações úteis sobre os locais aonde queremos chegar”, revelou.
       No metrô da Tijuca, Oscar Conti, do Chile, e Joseph Flores, das Filipinas, ajudam os peregrinos que falam inglês ou espanhol. “Os peregrinos são muito amáveis. Mesmo quando a estação está cheia e tem muito trabalho, o serviço se torna fácil”, garantiu.


Principais dúvidas
       Os milhares de peregrinos que viajam nas linhas ferroviárias procuram informações de como chegar aos postos de retirada do kit peregrino; quais os itinerários dos locais de hospedagem; detalhes da programação do Festival da Juventude e as formas de adquirir o cartão especial do MetrôRio que será usado nos dias 25 e 26 de julho.
       "Muitos peregrinos transitam por aqui e também querem saber como chegar aos principais pontos turísticos, como o Corcovado, as praias e o Pão de Açúcar", comenta a voluntária colombiana Juliana Soto, 21 anos, alocada na estação do Cantagalo. "Também há aqueles que residem na cidade e querem saber por onde o Papa vai passar e quais ruas estarão fechadas", relata a mexicana Maria Fernanda Barajas, 21 anos, voluntária no mesmo metrô.
       As amigas guatemaltecas Lígia Truquídio, 27 anos, e Karen Ceron, 23 anos, também não dispensaram a ajuda oferecida no metrô. “Chegamos hoje e vamos buscar nossos kits. Nos informaram com clareza sobre o que precisamos fazer para chegar até o sambódromo”, comemorou.


Festa no metrô
       A JMJ Rio2013 mudou a rotina no metrô do Rio de Janeiro-RJ. As estações, que normalmente são apenas locais de passagem, virou ponto de encontro e confraternização de peregrinos. Um grupo do município de Taboão da Serra (SP), saiu da estação fazendo festa rumo ao Sambódromo para retirada dos kits de peregrinos.
       Padre Pedro Justino, ordenado há cinco meses, acompanhava o grupo. “Participar com os jovens deste momento representa um avivamento. A igreja tem que dar oportunidade aos jovens, que são a Igreja de amanhã. Apesar da maratona ser intensa, vale a pena. Não é uma viagem em vão, é um momento íntimo da juventude com Cristo.”
       Alex Fontes, 27 anos, um dos responsáveis por um grupo de 43 jovens do Santuário de Santa Terezinha disse que estava satisfeito com os esforços feitos para que os jovens participassem do evento. “Organizamos barracas de cachorro-quente e pastel, vendemos trufas, organizamos almoços. E essas iniciativas ajudaram a custear 25 kits peregrinos”, contou Alex.


Estações de metrô com pontos de informação
       Pavuna, Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Nova América/Del Castilho, Maria da Graça, São Cristóvão, Saens Peña, São Francisco Xavier, Estácio, Praça XI, Carioca, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário