Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Encerramento das catequeses

Último dia de catequeses na JMJ


Jovens participam de catequese com Dom Rafael Cifuentes, na Paróquia de Santana, RJ

       No último dia de catequeses ministradas durante a Jornada Mundial da Juventude, peregrinos lotaram as diversas igrejas onde esses ensinamentos religiosos estão acontecendo simultaneamente. A Paróquia de Santana, no centro do Rio de Janeiro-RJ, onde hoje é comemorada a festa de Sant’Ana, avó de Jesus Cristo, também ofereceu esse momento de fé e união aos jovens peregrinos. Cerca de 500 jovens participaram da catequese ministrada pelo bispo emérito da Diocese de Nova Friburgo (RJ), Dom Rafael Cifuentes.
       O prelado, no início da sua reflexão, exortou os participantes com as seguintes palavras: “A juventude não é uma época na vida, mas um estado de alma,” e continuou, “a juventude precisa viver na alegria, essa é uma característica de vocês. Não se deixem levar pela amargura! Muitos de vocês estão numa carência tão grande, que vão buscar se satisfazer nas drogas ou bebidas”.
       O bispo emérito contagiou os jovens com suas exortações e ao narrar algumas marcantes histórias dos santos da Igreja Católica. Como ao citar Santo Agostinho: “Senhor, nos criastes para ti e nosso coração está inquieto por ti” e o beato João Paulo II: “Jovens, não tenham medo, mas sejam perseverantes na fé. A fé se fortalece quando se comunica”. “Quem não experimentou o amor de Deus, não experimentou o amor verdadeiro”, enfatizou. E os estimulou a terem coragem de anunciar o amor de Deus: “Não sejam covardes! Saiam e testemunhem o nome de Jesus! Não esperem por seu pároco, comecem vocês a fazer diferença onde vivem, seja em sua casa ou na faculdade. Perseverem!”. Ao final da sua reflexão, o prelado falou da importância de termos Nossa Senhora como modelo e deixou estas palavras de incentivo: “Se vê e se sente que Maria está presente!”
       A jovem Alkayany Albuquerque, advogada de Porto Alegre (RS), leva consigo a lição que devemos tornar grandes as coisas pequenas do dia a dia. “Levo da catequese com Dom Rafael que nossa missão é tornar grandes as coisas pequenas de cada dia, ou seja, ser uma cristã santa é algo que devo realizar no ordinário, na minha vida como estudante. E, agora recém-formada, com uma profissional, oferecendo meus horários de estudo e de trabalho a Deus, como uma oração. E o meu trabalho bem feito como forma de caridade aos que estão ao meu lado. Assim, com coragem e com meu exemplo, anunciar Jesus a todos e em todos os lugares”.


Fonte: Canção Nova Notícias - #TAMUJUNTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário