Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Catequese em língua portuguesa

“Cristo não nos pede nada de impossível”, diz Dom Nelson


Dom Nelson preside a catequese na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana

       Cerca de oitocentos peregrinos participaram, na manhã desta quinta-feira, dia 25, da catequese em língua portuguesa, na Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana, localizada no bairro de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro-RJ. A atividade faz parte da programação da JMJ (Jornada Mundial da Juventude).
       O Bispo Auxiliar de Rio do Janeiro, Dom Nelson Francelino Ferreira, presidente do encontro, atrasou cerca de meia hora devido a um convite de estar com o Papa Francisco, nesta manhã, concelebrando a Santa Missa e tomando um café. Enquanto esperavam, os participantes portugueses, brasileiros, espanhóis e africanos, presentes no local, rezaram o terço. Dom Nelson dividiu sua reflexão em três pontos: ser cristão significa ser discípulo; Jesus o Bom Mestre, e confiar-se a Cristo e segui-Lo.

> Ser cristão significa ser discípulo
       “Ser discípulo de Jesus é, justamente, perceber que temos um convite, um mandato: “Vem e segue-me”. Este convite não se dirigiu aos mais fortes e sábios, pois quando Jesus chamou os discípulos, Ele convidou Mateus, o cobrador de imposto. Não precisamos ser perfeitos, mas colocar os pés para a perfeição.”

> Jesus, o Bom Mestre
       “Ser discípulo é escutar a Palavra de Deus e colocá-la em prática. O jovem rico reconhece Jesus como Bom Mestre, mas não se torna discípulo. Como diz Bento XVI, ‘o discípulo, de fato, é uma pessoa que se põe à escuta da Palavra de Jesus, a quem reconhece o Mestre que nos amou até o dom se sua vida. Trata-se, portanto, de cada um de vós deixar-se plasmar diariamente pela Palavra de Deus. Ela vos transformará em amigos do Senhor Jesus e capazes de fazer outros jovens entrar nesta mesma amizade.’”

> Confiar-se a Cristo e segui-Lo
       “Cristo nos convida a confiar n’Ele; e não nos pede nada de impossível. Seguir Jesus é um caminho de conversão que toca os aspectos da nossa vida: as relações com os outros, como casal, em família, no estudo, no trabalho, na administração de bens etc. É um caminho que nos leva à salvação, mas não sem transformação e sacrifícios. Esse caminho começa com o reconhecimento de nossos pecados. Os santos e tantos fiéis testemunharam a beleza de ser discípulos. Sustentam-nos em caminho para santidade.

       O prelado encerrou o seu discurso dizendo aos jovens: “O chamado de Jesus é revolucionário. Se o implementássemos, mudaríamos o mundo em poucos meses.
Jovens, a Igreja confia em vocês. Sejam discípulos, ide e levai o que experimentaram aqui. Não tenham medo!”


Catequese
       São 273 locais espalhados, em 10 regiões do Rio de Janeiro, e dioceses vizinhas, chamadas subssedes como Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Os peregrinos são direcionados às catequeses próximas aos seus locais de hospedagem, onde são distribuídos aos peregrinos o café da manhã.
       São 133 sedes em língua portuguesa e 50 em espanhol. As outras línguas principais do evento estarão distribuídas da seguinte forma: 25 locais para a catequese em inglês, 15 em italiano, 15 em francês, oito em alemão e cinco em polonês.


Fonte: Canção Nova Notícias - #TAMUJUNTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário