Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Encontro no Teatro Muncipal

Papa destaca importância do diálogo para o crescimento da sociedade



       O Papa Francisco discursou, na manhã do último sábado, dia 27, aos representantes da Classe Dirigente do Brasil, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O destaque do Pontífice foi para o diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade, no qual apontou como principal caminho para o crescimento.

>>> Acesse:
:: Íntegra do discurso do Papa Francisco no Teatro Municipal do RJ


       “Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo. A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer, a única maneira para fazer avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar e todos podem receber em troca algo de bom”, disse.
       O Pontífice também considerou mais dois aspectos em seu discurso: a originalidade de uma tradição cultural e a responsabilidade social. Segundo o Papa, é importante valorizar a “originalidade dinâmica que caracteriza a cultura brasileira, com a sua extraordinária capacidade para integrar elementos diversos”. “Fazer com que a humanização integral e a cultura do encontro e do relacionamento cresçam – destacou o Papa – é o modo cristão de promover o bem comum, a felicidade de viver”.
       Sobre a responsabilidade social, o Santo Padre afirmou ser necessária a capacitação das novas gerações para a economia e a política. No entanto, segundo o Papa, esta deve ter uma visão humanista com a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza. “Que ninguém fique privado do necessário, e que a todos sejam asseguradas dignidade, fraternidade e solidariedade; esta é a via a seguir”, pediu o Pontífice.
       Outra afirmação de Francisco decorreu em torno daqueles que foram constituídos de autoridade. “Quem atua responsavelmente submete a própria ação aos direitos dos outros e ao juízo de Deus”, enfatizou.


A cerimônia
       No início do evento, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, saudou o Papa e agradeceu-lhe: “Obrigado por estar aqui, Santo Padre!”. Em suas palavras, o arcebispo destacou as inúmeras manifestações que ocorreram pelo país nos últimos meses. “Manifestações pacíficas de cidadãos brasileiros, em sua maioria jovens, as expressão de suas vozes por um país mais justo e menos desigual à procura de uma vida mais fraterna e digna. Isso deve tornar a participação das pessoas ainda mais responsável no cenário político e social brasileiro. Rezamos muito para que a juventude, impulsionada pela Jornada Mundial da Juventude, seja protagonista de um mundo novo, o que deve renovar a esperança em um novo amanhecer”.
       Representantes de diversos setores como líderes políticos, intelectuais, diplomatas e artistas participaram do evento no Teatro Municipal. Na plateia, cerca de duas mil pessoas assistiram à cerimônia. A orquestra sinfônica e o coral do teatro apresentaram o Hino da Jornada Mundial da Juventude e empolgaram o público que também cantou junto.
       O jovem recém-formado Walmir Júnior, membro da Pastoral da Juventude do Rio e morador da favela Marcílio Dias, no Completo da Maré, falou ao Santo Padre e aos presentes sobre as realidades da juventude no Rio e no Brasil. Walmir lembrou os jovens assassinados na Candelária, os falecidos em Santa Maria (RS), os participantes da JMJ, os jovens causadores de inúmeras formas de violência e ainda os que “sonham com um novo amanhecer”. “São todos meus irmãos, Santo Padre”, disse o jovem.
       “No Brasil, os jovens estão nas ruas e reivindicam os direitos para que sua vida seja digna, com qualidade, educação básica, saúde, transporte e segurança. É por essa sede de vida em abundância que tenho a esperança de, um dia, ver as pessoas se amando mais, se respeitando mais. Ver homens e mulheres, crianças e adolescentes, idosos e jovens, juntos construindo a civilização do amor”.
       No final do evento, cerca de 20 pessoas, entre elas indígenas, cumprimentaram o Papa Francisco, abraçando-o e presenteando-o. O Pontífice, emocionado, retribuiu às manifestações de carinho.


Fonte: Canção Nova - #tamujunto JMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário