Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Despedida ao Papa Francisco

Papa Francisco se despede do Rio em cerimônia oficial



       Depois de uma semana no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), o Papa Francisco regressou a Roma no início da noite deste domingo, 28. Com entusiasmo e saudando o povo, o Santo Padre chegou à Base Aérea do Galeão para a cerimônia de despedida e proferiu um discurso emocionado em que disse um "até breve com saudades" aos brasileiros.
       Em um discurso saudosista, Papa Francisco começou dizendo que “neste momento já começava a sentir saudades”. "Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários", destacou.
       Tendo participado de uma agenda repleta de compromissos durante a JMJ Rio2013, o Papa fez questão de lembrar-se das visitas que realizou ao Hospital São Francisco e à comunidade de Varginha, zona norte do Rio. Na ocasião, ainda, agradeceu a Presidente Dilma Rousseff – representada pelo Vice-Presidente - pela acolhida e “por ter-se feito intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil para com o Sucessor de Pedro”, destacou. Os agradecimentos se estenderam aos “Irmãos Bispos”, como ele preferiu chama-los, e aos seus diversos colaboradores.
       O Santo Padre agradeceu a acolhida de todos e saudou autoridades. Ele abençoou ainda os jovens, que foram os protagonistas da JMJ Rio2013. "Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias!", ressaltou. E, recordando-se do lema da JMJ Rio2013, frisou: “Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários”.
       Representando a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente da República, Michel Temer, despediu-se do Papa Francisco em nome de todos os brasileiros. Segundo Temer, a visita do Santo Padre trouxe uma demonstração de fé, paz, temperança e tolerância ao Brasil. "O Santo Padre trouxe paz e harmonia com suas palavras; que elas permaneçam na alma dos brasileiros", disse. Michel Temer salientou o carinho pastoral que o Papa tem com o povo. “Da próxima vez que vier ao Brasil não precisa mais bater nas portas, elas estarão abertas; entre sem pedir licença!”, enfatizou.
       Ao final, o Papa Francisco recordou de Nossa Senhora Aparecida fazendo menção à sua viagem a cidade de Aparecida (SP), no dia 24 de julho. E concluiu pedindo que todos lembrem de rezar pelo Papa, “porque esse Papa precisa muito de oração”.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário