Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Festival de Cinema

Festival de Cinema une cultura e valores cristãos na JMJ Rio2013



       Na manhã desta quarta-feira, dia 24, atores, diretores e produtores de cinema estiveram reunidos no Media Center (Centro de Imprensa) para dar os detalhes do Festival de Cinema da JMJ Rio2013. Além de assistir aos filmes, os peregrinos também vão poder conversar com personalidades que atuaram, produziram ou dirigiram os filmes nos cinefóruns.
       Na mesa, estiveram presentes a coordenadora das atividades de cinema do Festival da Juventude o cineasta e produtor brasileiro Paulo Thiago; o pianista e compositor de trilhas sonoras Marcelo Cesena; o diretor de “The Blood and the rose”, Tim Watkins. Malcom Forrest: Brasileiro, diretor do filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz”.
       Teresa destacou que a mostra de cinema do Festival da Juventude da JMJ Rio2013 é uma das poucas do mundo que contempla produções de diferentes nacionalidades. “Gostaria de ver um festival no Rio de Janeiro que tenha a diversidade que tem o Festival da Juventude da JMJ”, disse.
       Segundo a organizadora, que também foi responsável pela organização da mostra de cinema na JMJ de Madri, serão mais de 200 atividades de cinema durante a JMJ Rio2013 com mais de 61 filmes em mais de 31 espaços, sendo muitos deles em comunidades cariocas. “É importante a realização das atividades culturais nas favelas. Os braços estão abertos para chegar a cada canto do Rio. Espero que todos desfrutem e que estes filmes ajudem os peregrinos a aprofundarem o lema  ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”, frisou ela, que também destacou que o Festival também vai contar com cinefóruns, que serão debates com a presença de personalidades após a exibição dos filmes.
       O diretor do filme “El rocío es compartir”, Francisco Campos, destacou os valores presentes no filme que dirigiu. O filme narra a peregrinação até a Virgem do Rocío, que cerca de um milhão e meio de pessoas fazem anualmente a Almonte, no Sul da Espanha.
       Segundo Campos, foi um trabalho de muita responsabilidade passar os valores da fé dos romeiros no filme. “O trabalho do diretor não pode ser só mostrar o que você desfruta mas dar um trabalho à Igreja. É difícil fazer um filme dedicado a Virgem. Tive a responsabilidade de trazer um sentimento”, explicou ele, que também ressaltou que a JMJ não é um festival lúdico, mas um campo de apostolado.
       O diretor de “Orquestra dos meninos” e produtor do filme “Aparecida, o Milagre”, Paulo Thiago, contou um pouco de suas experiências nos dois trabalhos do cinema nacional. Em seu discurso, Thiago destacou que o artista é guiado pela mão de Deus em sua vocação. “Cristo está presente em toda a História da Arte. No cinema, há sempre uma tentativa de chegar à figura de Cristo. A ideia da inspiração divina e figura de Cristo na arte é divina. Sinto que a arte é a mão de Deus, e o cristianismo está dentro do cinema”.
       O primeiro filme conta a história de um homem, que desde criação sentia uma forte vocação para a música. Ele então cria a “Orquestra dos Meninos”, com sua vida e luta para transformar a sociedade em que vive. Segundo o diretor, o filme tem um caráter humanista. “É um homem muito pobre que quer fazer uma pequena orquestra de crianças. Ele começou a ensinar e fazer uma orquestra que se tornou um fenômeno e incomodou a estrutura política da sociedade. Esse homem poderia ter destruído sua vida e imagem social. Quem o salvou foi Dom Hélder Câmara, que teve uma grande importância para a sociedade brasileira”, disse.
       Na produção de “Aparecida, o Milagre”, Thiago afirmou que, ao visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida pela primeira vez para realizar o filme ficou impressionado com a devoção dos fiéis pela padroeira do Brasil. “Alguém que não é cristão se transforma quando está ali. É o mesmo que quando se vê a Capela Sistina. Existem muitas manifestações importantes no Brasil, como o Círio de Nazaré, mas, em Aparecida, é bem grande. Há muitos devotos de Nossa Senhora Aparecida”, contou.
       O diretor do filme “The Blood and the rose” (“O sangue e a rosa”), Tim Watkins, destacou que o objetivo principal desse longa-metragem é contar a história da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, mas também passa pela temática do ego e, através dele, tenta conscientizar o ser humano sobre como agir.


Um dia de concertos de cinema
       Além da exibição de filmes, as atividades de cinema do Festival da Juventude também tem em sua programação concertos de cinema. Eles serão realizados nessa quarta-feira, 24 de julho, em três horários: 16h, 18h e 20h.
       O pianista Marcelo Cesena, que vai se apresentar às 18h, no Teatro João Caetano, evidenciou que os eventos culturais da JMJ Rio2913 devem ter uma especial atenção dos peregrinos porque eles são alimento para a alma. “Existe a fome do corpo, mas também existe a fome da alma. A arte é um espelho do coração e da alma do homem. Se a gente se coloca diante dessa radiografia podemos entender quem somos. Eu sou desejo do infinito, eu sou desejo de Deus. Sem essa presença cultural, esse mosaico não estaria completo”, afirmou.

>>> Saiba mais
Confira a programação completa no site oficial da JMJ


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário