Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Benção do Papa à Cruz Olímpica e ao ícone da paz

Cruz Olímpica e ícone da paz serão abençoados pelo Papa



       A Cruz Olímpica e o ícone da paz serão abençoados pelo Papa Francisco, em seu encontro com a comunidade esportiva, na manhã de quinta-feira, dia 25, no Palácio da Cidade, junto às bandeiras olímpicas. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, dia 22, pelos responsáveis pelos atos culturais e pastorais da JMJ Rio2013, no Centro de Imprensa do evento, em Copacabana.
       Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, padre Leandro Lenin, a Arquidiocese do Rio de Janeiro-RJ, impulsionada pela realização da Jornada, deseja começar esse trabalho pastoral em oportunidade das Olimpíadas que acontecerão na cidade em 2016. “Um dos legados pastorais da Jornada é entender o esporte como um campo de nova evangelização, e após a Jornada já queremos iniciar esse trabalho”, afirmou.
       Após a JMJ Rio2013, a Arquidiocese planeja os “100 Dias de Paz – Trégua Olímpica”, uma campanha com diversas atividades a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral, com a proposta de uma nova evangelização através do esporte.
       Os símbolos cristãos visitarão as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 (Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Manaus-AM, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP).


Cruz e ícone
       Especialmente encomendado para os Jogos de 2012 de Londres, o artista Jon Cornwall, da Casa retiro Walsingham, em Londres, projetou e criou o trabalho. Ele utilizou 12 tipos diferentes de madeira de todo o mundo para representar os 12 discípulos. Cada madeira foi cuidadosamente selecionada por sua cor, textura, história, e para a parte do mundo que ele representa. As madeiras que compõem a base em três camadas foram escolhidas para simbolizar as virtudes da fé, esperança e amor.
       A ideia do ícone, criado pela Pax Christi Internacional para acompanhar a Cruz Olímpica nas edições de Jogos Olímpicos a partir de Londres 2012, vem do trabalho para a paz e reconciliação no Oriente Médio. O ícone de Paz foi pintado no mosteiro de "São João no Deserto", perto de Jerusalém e foi dado ao movimento em 01 de julho de 1999, na cidade de Jerusalém. O ícone apresenta Cristo, fonte de reconciliação, a fonte de libertação e paz, e simboliza as ligações vitais das tradições cristãs orientais e ocidentais na Paz de Cristo. A paz de Cristo é representada também através da representação de diversas histórias bíblicas e da vida de santos da nossa Santa Igreja.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário