Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Nota de falecimento do Cardeal Tonini

Morre cardeal mais idoso do mundo


Cardeal Ersilio Tonini

       O cardeal italiano Ersilio Tonini, o cardeal mais idoso do mundo, faleceu na noite do dia 27, no Hospital Opera Santa Teresa de Ravenna, aos 99 anos. O Papa Francisco enviou um telegrama ao Arcebispo de Ravenna, Dom Lorenzo Ghizzoni, manifestando seu pesar pela morte do Cardeal Tonini.
       O Santo Padre pede a Deus o descanso eterno desse zeloso e generoso pastor, e se une espiritualmente ao luto da comunidade eclesial de Ravenna, onde o cardeal exerceu com solicitude o ministério episcopal.
       Francisco recorda com admiração sua fecunda atividade apostólica, primeiro como presbítero, depois como bispo de Macerata e Tolentino, e enfim, como arcebispo de Ravenna, "animado pelo desejo de anunciar Cristo com uma linguagem simples e incisiva, e com o testemunho de vida autêntico e coerente aos homens e mulheres de nosso tempo".
       Conhecido como o “comunicador de Deus”, Dom Tonini era muito famoso na Itália por sua intensa atividade jornalística, em veículos católicos como o jornal “Avvenire”, e também por suas participações em programas na televisão, como “Os dez Mandamentos”, que aumentaram sua fama na mídia. O cardeal também organizou e participou de debates e encontros, em particular com jovens, que encontrava também em locais até aquele momento considerados distantes da Igreja, como as discotecas.
       Nomeado Cardeal em 1994 por João Paulo II, no ápice de uma vida dedicada à atividade pastoral em paróquias e dioceses da Itália do centro-norte, o Cardeal Tonini foi protagonista de atividades que surpreenderam a opinião pública, como a aplicação da reforma agrária em 1969, cedendo os terrenos da Arquidiocese de Macerata-Recanati para os trabalhadores rurais.
       Cardeal Tonini promoveu em 1988 a campanha para recolher fundos para a compra de vacas para os índios Yanomani, da Diocese de Roraima. A iniciativa “Uma vaca para o índio” impedia a expropriação de terras dos indígenas, já que a lei proíbe a desocupação de terras onde há pastagens. João Paulo II, informado pelo Cardeal Tonini, foi o primeiro a contribuir generosamente com a iniciativa.
       Muito ligado à cidade de Ravenna, onde foi bispo desde 1975, organizou a visita de João Paulo II na cidade em 1986 e no dia de seu aniversario de 90 anos foi celebrado pela população em uma cerimônia na catedral, que estava lotada de fiéis. Na ocasião, João Paulo II enviou uma mensagem para o “venerado irmão”, salientando seu “zelo intrépido” em sua “atividade apostólica é da comunicação social”. Nomeado Cavalheiro de Grande Cruz da Ordem ao Mérito da República Italiana em 2004, Tonini se tornou em 2010 o mais idoso cardeal vivente do mundo, após a morte do alemão Paul Augustin Mayer.


Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário