Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Papa almoça com jovens

Encontro com os jovens marca dia com o Papa Francisco



       Um almoço com 12 voluntários aconteceu na última sexta-feira, dia 26, e foi relatado pela jovem colombiana Paula Garcia, que serviu de intérprete entre o Papa Francisco e aqueles que não falavam espanhol. Além de Paula, estavam no encontro mais dois brasileiros, uma francesa, um português, um mexicano, um argentino, uma russa, uma americana, uma australiana, um cingalês e um neozeolandês nascido na Índia. Os dados foram divulgados à imprensa durante coletiva com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Frederico Lombardi.
       O Papa Francisco ouviu o relato dos jovens sobre suas atividades na Igreja e voltou a falar sobre esperança. De acordo com Paula, o Santo Padre ressaltou a necessidade de uma visão de mundo mais humanista, em oposição à visão economicista, falou sobre os valores da Igreja e sobre o significado do trabalho para os jovens. “O Papa lembrou que é o trabalho que dá dignidade ao homem, mas se a juventude não encontra trabalho, tem que encontrar outra forma de dignidade”, contou.
       O encontro terminou com os jovens e o Papa rezando uma Ave Maria – cada um em sua língua. “Falamos que a oportunidade do encontro com o Papa Francisco não era para nos engrandecer, mas para compartilharmos. Todos nós queríamos sair dali e contar para nossas mães nossa experiência”, completou Paula Garcia.
       Pela manhã, o Papa Francisco se dirigiu ao Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, para um encontro com oito jovens que cumprem medidas socioeducativas - seis rapazes e duas moças de quatro diferentes instituições do Rio de Janeiro. “Estava um clima sereno e o Papa disse que eles poderiam falar”, observou padre Lombardi. “Uma moça, muito expressiva e eloquente, que estava ao lado do Papa, pediu sua benção e cantou uma música que fez para ele. Foi um momento emocionante”, lembrou.
       Os jovens entregaram ao Papa Francisco um rosário com uma grande cruz. No rosário, estavam registrados os nomes de todas as vítimas da Chacina da Candelária, quando um grupo de homens atirou contra 70 moradores de rua e acabou matando oito pessoas, a maioria crianças e jovens. “Ali estava escrito; Candelária nunca mais. O Papa ouviu e repetiu várias vezes: ‘nunca mais violência, só amor’. E todos rezaram um Pai Nosso”, resumiu o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário