Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Esquema especial para Vigília e Santa Missa de Envio

Prefeitura apresenta esquema para Vigília e Missa de Envio em Copacabana



       Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, dia 26, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro-RJ, Eduardo Paes, junto ao secretário de transporte, Carlos Osório, e ao presidente da CET-Rio, Joaquim Diniz, apresentou o esquema especial para a Vigília e a Missa de Envio, que agora acontecerão em Copacabana. Dentre as explicações, o prefeito anunciou a nova rota de peregrinação. Além disso, será possível pernoitar na praia de Copacabana.
       “A Vigília vai ocorrer, a Missa com o Santo Padre no domingo pela manhã vai ocorrer. A única coisa é que é num lugar diferente. Uma das premissas da jornada é justamente o ato de peregrinar, o ato de caminhar em direção ao campo da fé. E também passar a noite, na vigília. Então um dos desafios foi encontrar uma rota que permita isso. Pode parecer uma maldade, um sofrimento, mas para os peregrinos que nos visitam é uma demonstração de fé”, afirmou.
       A nova rota terá 9,5km e seu início será às 7h na Avenida Presidente Vargas, na altura da Central do Brasil. O trajeto passa pela Avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, enseada de Botafogo e túnel do Pasmado, chegando à praia de Copacabana. O kit de alimentação, que em Guaratiba seria entregue a 5km do Campus Fidei, será distribuído no Aterro do Flamengo, em frente ao Monumento dos Pracinhas até 21h para os peregrinos inscritos.
       Os peregrinos são convidados a passar a noite em Copacabana, assim como aconteceria em Guaratiba, e não é recomendado o uso de barracas. Em todo caso, caso os peregrinos queiram retornar aos alojamentos no sábado após o momento com o Papa Francisco, serão montados, a partir das 21h, bolsões de ônibus na enseada de Botafogo e Ipanema a partir das 21h.


Transporte para Copacabana
       Diante do grande fluxo de pessoas na região, trem, ônibus e metrô funcionarão ininterruptamente. Além disso, como não há tempo hábil de uma pré-venda de cartões, haverá controle de fluxo nas estações de metrô. As linhas 1 e 2 irão até Siqueira Campos, e as estações Presidente Vargas, Cinelândia, Catete e Cantagalo estarão fechadas. Todos os cartões serão aceitos, inclusive o cartão peregrino. No entanto, Joaquim Diniz, presidente da CET-Rio, pediu que todos dêem preferência aos trens e ônibus que vão em direção à Central do Brasil.
       Questionado sobre problemas encontrados no retorno dos peregrinos aos alojamentos, o prefeito Eduardo Paes explicou que filas são normais. “Não há infraestrutura no mundo que receba 1 milhão e meio de pessoas e que não haja filas para sair. Não estamos falando de 70 mil pessoas saindo do Maracanã. É natural que tenha multidão e fila. A visita do Papa para nós é uma honra. Eu não vou transformar a visita do Papa em um problema para a cidade. O que a gente viu essa semana é um motivo de orgulho e alegria”, declarou.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário