Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Troca de presentes

Troca de presentes é tradição em JMJ



       Algo que não deve faltar na bagagem de um participante da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) são os changes. A troca de lembranças dos países de origem, entre os peregrinos, é tradição nas edições do evento. Chaveiros, broches, medalhas, bandeiras, artigos religiosos e regionais são os mais procurados para a troca.
       O câmbio é sugestivo para fazer amizades e guardar recordações. Para a jovem Ana Gabriela Silis, do México, esse é um momento oportuno para também exercer a fé. “Por mais simples que seja trocar presentes é maravilhoso. É uma forma de entregar um pouco de mim e da minha terra. Trazemos um broche da Mãe de Guadalupe e levo agora uma imagem da Mãe Aparecida”, disse.
       Além de ser uma lembrança de carinho, os changes também caracterizam unidade. “É uma troca simples, mas são coisas para guardar para a vida toda. Nós peregrinos trazemos a nossa fé, nesses produtos. Mandei abençoar os meus em Aparecida. É como uma forma de transmitir uma bênção de Deus”, diz Gabriel de Oliveira, de Guaratingueta, São Paulo. O jovem trocou presentes com os peregrinos do Chile, Itália, Suíça, Argentina e Indonésia.
       A simplicidade dos changes está reproduzida na alegria da troca e nas cores e formas das lembranças. O peregrino que não se preparou para trocar presentes pode procurar uma das lojas oficiais da JMJ Rio2013. Elas estão disponíveis nos Atos Centrais, em dezoito tendas.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário