Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

JMJ Rio2013: 130 pontos para o Festival da Juventude

Festival da Juventude acontece em 130 pontos no Rio de Janeiro-RJ



       As apresentações do Festival da Juventude da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) acontecem em 130 pontos da região metropolitana do Rio de Janeiro e foram inspirados no modelo da última edição da JMJ, em Madri. Mais de 600 atividades culturais, de 30 países, foram selecionadas entre cerca de mil propostas enviadas para o Setor de Atos Culturais. As informações foram divulgadas à imprensa em coletiva nesta segunda-feira, 22, no Centro de Imprensa do evento, em Copacabana.
       De acordo com o gerente do Setor de Atos Culturais e Festival da Juventude, Gustavo Ribeiro, serão 362 apresentações musicais, 59 de teatro ou dança, 45 exposições, 150 atividades de cinema, 32 itinerários religiosos guiados por voluntários treinados e seis trilhas ecológicas (novidade nas edições do evento), entre outros. Mais de dois mil voluntários estão envolvidos.  “Com esses números, pode-se dizer que o Festival da Juventude é um dos maiores festivais culturais do mundo”, complementou.
       O lançamento de esquemas flexíveis para visitação de pontos turísticos como Cristo Redentor e Pão de Açúcar) e a venda antecipada de ingressos ficaram como legado para a cidade que receberá outros grandes eventos nos próximos anos. O resultado já é visível. Desde a última sexta-feira, 19, mais de 35 mil pessoas subiram o Corcovado, o dobro da média de visitas normal para o período.
       O Museu Nacional de Belas Artes, que acolhe a principal exposição entre os Atos Culturais, com obras do Vaticano, também surpreendeu. Desde seu lançamento, no último dia 9, mais de 19 mil pessoas visitaram a exposição, que fica no Brasil até o dia 13 de outubro. “Provavelmente vai entrar como recorde histórico de exposição no Rio de Janeiro”, afirmou Ribeiro.
       Na programação de cinema, grandes atores estarão presentes para participar de debates e fóruns de discussão, como David Henrie, Matthew Mardsen, Eduardo Verástegui e Jim Caviezel (que interpretou Jesus, no filme A Paixão de Cristo).


Eventos com o Santo Padre
       Sobre o encontro do Papa Francisco com a sociedade civil brasileira, marcada para o sábado, dia 26, às 17h, no Teatro Municipal, Ribeiro revelou que um jovem irá discursar para o Santo Padre. “Os convidados foram selecionados com base na maior diversidade possível da sociedade. Entre eles, haverá lideranças comunitárias, artistas, intelectuais, muitos deles, anônimos”, esclareceu o gerente.
       Na manhã de quinta-feira, dia 25, o Papa Francisco deve encontrar-se com a comunidade esportiva e abençoar as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que estão no Brasil até a próxima edição em 2016, no Rio de Janeiro. Outros dois símbolos serão abençoados: a Cruz Olímpica e o ícone da paz, ambos criados pela Arquidiocese de Londres, em ocasião da última edição das Olimpíadas.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário