Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Relembrando a JMJ Roma 2000

JMJ Roma 2000: “Não tenhais medo de ser os santos do novo milênio”



       O “Jubileu dos Jovens”, como intitulou o beato João Paulo II à época da 15ª Jornada Mundial da Juventude em 2000, reuniu cerca de 3 milhões de pessoas em Roma para o grande encontro que teve como lema “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14). “Caríssimos jovens, aquilo que distingue a fé cristã, em relação a todas as outras religiões, é a certeza de que o homem Jesus de Nazaré é Filho de Deus, o Verbo feito carne, a segunda pessoa da Trindade que veio ao mundo”, afirmou João Paulo II.
       Os 15 anos de peregrinação da Cruz entregue aos jovens pelo papa foram celebrados no ano anterior, em 1999. “Há quinze anos, no termo do Ano Santo da Redenção, confiei-vos uma grande Cruz de madeira convidando-vos a levá-la ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e como anúncio de que só em Cristo, morto e ressuscitado, há salvação e redenção. A partir de então, sustentada por braços e corações generosos, ela realizou uma longa e ininterrupta peregrinação através dos continentes, mostrando que a Cruz caminha com os jovens e os jovens caminham com a Cruz”, lembrou o beato em sua mensagem que convocava todos a participarem da JMJ em Roma.
       “Depois de ter atravessado os continentes, esta Cruz retorna agora a Roma, trazendo consigo a oração e o empenho de milhões de jovens que nela reconheceram o sinal simples e sagrado do amor de Deus pela humanidade.” Com a chegada dos símbolos da JMJ à cidade do Rio de Janeiro cada vez mais perto, é interessante refletir sobre a fé cristã e o que significa acolher Cristo.


Que todos sejam santos!
       Ao falar para os cristãos sobre a jornada na Itália, João Paulo II reforçou o chamado de Cristo para que todos sejam santos e provocou os jovens. “Caros jovens, tende a santa ambição de ser santos, como Ele é santo! Perguntar-me-eis: mas é possível ser santo hoje? Se o caminho é árduo, tudo porém podemos n'Aquele que é o nosso Redentor. Por isso, não vos dirijais a outros senão a Jesus. Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio! Sede contemplativos e amantes da oração, coerentes com a vossa fé e generosos no serviço aos irmãos, membros vivos da Igreja e artífices de paz”, pediu o pontífice.
       Reunidos em Tor Vergata para a vigília, João Paulo II reconheceu as dificuldades da época, mas também reforçou o chamado de Cristo. “Queridos jovens, num mundo assim, é difícil acreditar? No ano 2000, é difícil acreditar? Sim, é difícil. Não vale a pena escondê-lo. É difícil, mas com ajuda da graça é possível, como Jesus explicou a Pedro: ‘Não foram a carne nem o sangue quem to revelou, mas o meu Pai que está nos céus’ (Mt 16, 17). Queridos jovens do século que começa, dizendo ‘sim’ a Cristo, dizeis ‘sim’ a cada um dos vossos mais nobres ideais. Eu peço a Cristo que reine nos vossos corações e na humanidade do novo século e milênio. Não tenhais medo de vos entregar a Ele: guiar-vos-á e dar-vos-á força para O seguirdes cada dia em todas as situações.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário