Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Papa Francisco: Dia dos seminaristas, noviços e noviças

"A missão sem Deus torna-se um ofício", diz Papa



       Na manhã deste domingo, dia 7, Papa Francisco celebrou a Santa Missa por ocasião do Dia dos seminaristas, noviços e noviças e dos que estão no caminho vocacional. Em sua homilia, o Santo Padre comentou três pontos de referência da missão cristã – alegria da consolação, cruz e oração – e afirmou que a ação missionária torna-se um ofício se não é pautada pelo relacionamento com Deus.
       “Sem o relacionamento constante com Deus a missão torna-se um ofício. Mas que trabalho fazes? Trabalho de alfaiate, de cozinheira, de padre… Trabalhas de padre, de freira? Não. Não é um ofício, é diverso”, disse.
       Aos seminaristas e noviços, Francisco recordou a importância de transmitir a mensagem de esperança, da consolação de Deus, de Sua ternura para com todos. “Mas só podemos ser seus portadores, se experimentarmos nós primeiro a alegria de ser consolados por Ele, de ser amados por Ele”.
       Além disso, o Santo Padre destacou que a fecundidade pastoral não vem do sucesso nem do insucesso vistos segundo critérios humanos, mas do conformar-se com a lógica da Cruz, que é a lógica da doação e do amor. “É a Cruz – sempre a Cruz com Cristo, porque às vezes oferecem-nos a cruz sem Cristo: esta não vale! É a Cruz, sempre a Cruz com Cristo – que garante a fecundidade da nossa missão”.
       O terceiro elemento citado pelo Papa foi a oração. E se o apóstolo é fruto da oração, refletiu Francisco, na oração ele encontrará a luz e a força da sua ação. “De contrário, a nossa missão não será fecunda; mas apaga-se no próprio momento em que se interrompe a ligação com a fonte, com o Senhor”.
       Francisco encerrou a homilia lembrando que a difusão do Evangelho não é assegurada pelo número de pessoas, prestígio da instituição ou pelos recursos disponíveis, mas pelo estar permeado pelo amor de Cristo, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário