Papa institui comissão relativa à administração da Santa Sé
O Vaticano anunciou nesta sexta-feira, dia 19, que o Papa Francisco criou uma Comissão Pontifícia sobre a organização da estrutura econômico-administrativa da Santa Sé. O documento elaborado pelo Santo Padre é datado de 18 de julho.
Segundo comunicado do Vaticano, a comissão recolhe informações, consulta o Santo Padre e coopera com o Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé.
O objetivo é preparar reformas nas instituições da Santa Sé a fim de uma simplificação e racionalização das organizações existentes. Além disso, busca-se um planejamento mais cuidadoso das atividades econômicas da administração vaticana.
Para isso, a comissão envolve uma consultoria especializada para trabalhar desenvolvendo soluções estratégicas de melhoria, evitando desperdícios de recursos. Os membros da Comissão são leigos, especialistas na área jurídica, econômica, financeira e organizacional, consultores de renome ou auditores de instituições econômicas do Vaticano ou eclesiástica. O único eclesiástico é o secretário.
A Comissão pode cooperar, a pedido, com o grupo de trabalho de oito Cardeais para o estudo de um projeto de reforma da Constituição Apostólica “Pastor Bonus” na Cúria Romana.
Os trabalhos da comissão serão iniciados o mais rápido possível. A primeira reunião está agendada para logo após o retorno de Francisco do Brasil. O Santo Padre deseja uma feliz e produtiva colaboração entre a Comissão e as administrações vaticanas.
Confira abaixo a lista dos oito integrantes da Comissão:
Dr. Joseph F.X. Zahra (Malta), presidente
Rev.mo Bispo Lucio Anjo Vallejo Balda (Secretário da Prefeitura para os Assuntos Econômicos), o secretário
Sr. Jean-Baptiste de Franssu (França)
Dr. Enrique Llano (Espanha)
Dr. Jochen Messemer (Alemanha)
Ms Francesca Chaouqui Imaculada (Itália)
Sr. Jean-Videlain Sevestre (França)
Sr. George Yeo (Singapura)
Dr. Zahra e Dr. Messemer são auditores internacionais da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé.
Fonte: Portal Canção Nova Notícias - Papa Francisco

Nenhum comentário:
Postar um comentário