Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Hospedagem no Colégio Notre Dame

Grupos de jovens se hospedam em colégio carioca


Jovens se alojam em Colégio

       Franceses, alemães, brasileiros e africanos, em clima de fraternidade e alegria, estão alojados no Colégio Notre Dame, em Ipanema, bairro do Rio de Janeiro-RJ, para participar da Jornada Mundial da Juventude. Espalhados por 60 salas de aula e em uma quadra de esportes, esses 1.200 jovens deixaram o conforto de seus lares e de hotéis para dormir em colchões infláveis, colchonetes e sacos de dormir.
       A médica Mariana Sara, do Estado de Minas Gerais, disse ter tido a possibilidade de se hospedar em uma casa de família, mas optou por estar com o grupo no Notre Dame. “Cheguei aqui e não conhecia ninguém, mas, agora, estou superentrosada. Apesar do pouco conforto e de ter de tomar banho em água gelada, encontrar a galera e fazer amizade supera tudo”, relata a mineira.

Peregrinos africanos no colégio

       Cerca de 70 pessoas, entre funcionários do colégio e voluntários do COL (Comitê Organizador da JMJ), são responsáveis pela infraestrutura do local, para que os peregrinos sejam bem acolhidos. “Preparamos chuveiros e as salas de aula para que os jovens possam se sentir acolhidos e, aqui, já aconteça a evangelização. Observo que, mesmo com tantas culturas e línguas diferentes, todos se entendem, pois a linguagem é a do coração, do amor”, afirma a responsável pelo colégio, a religiosa Araci Maria Luldwing.
       A jovem Prisca Mahopegape, da África Central, também afirma estar encantada com o clima de unidade encontrado no colégio. “Não precisamos falar línguas diferentes para nos comunicarmos. Muitas vezes, um sorriso, um gesto e uma acolhida falam mais do que mil palavras. Posso dizer que o povo brasileiro é muito acolhedor”, destaca a jovem. No colégio, os grupos trocam experiências e compartilham costumes e culturas dos países de origem, como danças e músicas.
       Os peregrinos dormem no local, tomam o café da manhã e, a partir das 8h30min, já se dispersam para as diversas atividades paralelas do maior evento juvenil da Igreja Católica, que estão sendo realizadas antes do encontro com o Papa Francisco.


Fonte: Canção Nova Notícias - #TAMUJUNTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário