Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Peregrinos e o cardápio brasileiro

Peregrinos revelam o que apreciam no cardápio brasileiro



       “Senti falta do arroz no café da manhã”. O peregrino filipino  Harvey Falcasantos, 22 anos, gostou tanto da popular mistura brasileira, arroz com feijão, que queria acrescentá-la ao café da manhã. Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), milhares de pessoas vindas de diversas partes do mundo estão chegando ao Rio de Janeiro-RJ e experimentando a diversidade do cardápio brasileiro.
       Alegre com um passeio no centro do Rio de Janeiro-RJ, Falcasantos disse ter se encantado com o sabor do guaraná e estar gostado muito da comida brasileira, apesar sentir falta da alimentação baseada em verduras, legumes e frutos do mar, típica de seu país. E mesmo sendo estrangeiro, não teve dificuldades linguísticas para  comprar suas refeições.
       Os hábitos brasileiros durante as refeições têm despertado muita curiosidade dos peregrinos estrangeiros. “Achei muito estranho, aqui se mistura tudo, arroz, feijão e a carne. No meu país primeiro comemos a salada e depois uma carne”, conta o alemão Johannes Hügel, colaborador da Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) e voluntário da equipe internacional do YouCat (grupo de estudo do catecismo da Igreja Católica na linguagem do jovem). Ele relata ainda que está há 10 dias no Rio de Janeiro e tem optado por sanduíches e frutas.
       Alojada na Paróquia Coração de Maria, no bairro do Méier, zona norte do Rio de Janeiro, a francesa Laurence Pascale, 41, destaca que, diferente dos brasileiros, seus compatriotas ingerem uma grande quantidade de pães, massas e vinho. Segundo ela, a diversidade de frutas disponíveis no Brasil chamou a sua atenção. “Mas estou muito curiosa para experimentar os bolos, doces e principalmente a feijoada”, completa.
       Hospedado na mesma paróquia no Méier, o Padre Ricardo de Albuquerque, claretiano de 33 anos, vindo de Contagem (MG), gostou de ver a união de pessoas de diferentes países ajudando na cozinha para servir as refeições dos peregrinos hospedados na região. “Mesmo sendo de culturas diversas fizeram uma comida muito boa com os ingredientes que temos aqui, como macarrão com carne”. A alegria proporcionada pela experiência não impediu que ele sentisse falta de uma comida típica de Minas Gerais. “Já estou com saudade do tutu de feijão”.
       Para se alimentar na Jornada, os peregrinos recebem um kit de café da manhã nos locais de catequese e um cartão com créditos que podem ser usados em estabelecimentos conveniados. No dia da vigília com o Papa em Guaratiba, será distribuído um kit de alimentos.


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário