Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Lectionautas na Feira Vocacional

Lectionautas estarão na Feira Vocacional da JMJ Rio2013



       Despertar vocações é um dos objetivos da Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Dentre os expositores, haverá o grupo Lectionautas, que utiliza a internet como principal meio de comunicação com o jovem e para divulgar o método Lectio Divina, leitura orante da Bíblia. A Feira acontece de 23 a 26 de julho, na Quinta da Boa Vista.
       O projeto Lectionautas pretende ainda capacitar jovens líderes católicos para disseminar o método e aproximar a juventude da Palavra de Deus e de seus ensinamentos. A iniciativa é das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) com o Celam - Cebipal (Conferência Episcopal Latino Americana – Centro Bíblico Pastoral para América Latina).
       Voltado para a geração digital, o projeto usa a Internet para difundir a Lectio Divina. O lectionautas Está presente em 20 países. Segundo o secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, Erní Seibert, estudar a bíblia é um chamado para todos os jovens. Confira entrevista de Erní Seibert ao portal rio2013.com.

O que é o projeto Lectionautas?
       É um projeto de estímulo à leitura bíblica para jovens católicos baseado no método Lectio Divina, leitura orante da Bíblia. Ele utiliza a internet como principal meio de comunicação com o jovem. A leitura orante é uma prática dos cristãos, adotada desde os primeiros séculos. O método da Lectio Divina tem o objetivo de promover a comunhão com Deus a partir de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação/ação.

Qual é o seu objetivo?
       O projeto tem por objetivos capacitar jovens líderes católicos para que ensinem outros jovens a ler a Bíblia com o método Lectio Divina, aproximar a juventude da Bíblia Sagrada e de seus ensinamentos, e tornar a Palavra de Deus relevante para a vida do jovem.

Como é a atuação do projeto?
       No Brasil, a difusão do projeto Lectionautas está acontecendo por meio de encontros de capacitação para a leitura orante da Bíblia, organizados pela CNBB. No site www.lectionautas.com, os usuários encontram a Lectio Divina dominical, músicas para escutar e fotos, assim como informações sobre a iniciativa e manual para a prática da leitura orante. Estão disponíveis também a versão em áudio para ser baixada em tocador de MP3 e serviços, como a Rádio Lectionautas, links e notícias. O Lectionautas Brasil também possui um site www.lectionautas.com.br, além de uma página no Facebook.

Quem faz parte do Grupo? Padres? Leigos?
       O projeto é voltado para o jovem católico. As capacitações são voltadas para a liderança jovem, que poderá se tornar agente multiplicador da metodologia, ensinando outros jovens a aplicar a Lectio Divina. As capacitações são ministradas por leigos e religiosos, com ampla experiência no método Lectio Divina e no trabalho com a juventude. A coordenação desse trabalho é feita pela CNBB, por meio dos seguintes setores: Animação Bíblico-Catequética, Setor da Juventude e Setor Universidades.

De quem surgiu a ideia de vincular as ações grupo à JMJ?
       O projeto Lectionautas esteve presente na Jornada Mundial da Juventude de Madri e, nada mais natural, que também estivesse presente na Jornada do Rio de Janeiro. A JMJ é um momento singular para divulgar iniciativas como essa, pois jovens de todas as partes do mundo terão a oportunidade de conhecer o projeto e tomar contato com o método Lectio Divina que ajuda a refletir e vivenciar as Escrituras Sagradas.

Como vocês atuarão na JMJ Rio2013?
       O projeto terá um estande próprio na Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista. No espaço, haverá sessões da Lectio Divina que terão como tema “Os caminhos da fé no Evangelho de Lucas” e serão realizadas diariamente às 10h, 12h, 16h e 18h. Além dos exercícios, haverá apresentação musical, conduzida pelo panamenho Frei Richard Godoy Vaca, conhecido como Frei Rap, por levar o evangelho em ritmo de rap, salsa e merengue, entre outros estilos musicais. Na tenda de Oficinas da Feira Vocacional, o projeto Lectionautas também estará presente. Todos os dias, às 13h (exceto dia 25, que será às 15h30min), bispos de diferentes países conduzirão os exercícios de Lectio Divina para os jovens.

Confira a programação:
> Dia 23/07 (13h), em espanhol: Monsenhor Mariano Parra, bispo da Cidade Guyana (Venezuela)

> Dia 24/07 (13h), em português: Dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas/Fco Beltrão (Brasil)

> Dia 25/07 (15h30), em português: Dom Jacinto Bergmann, bispo de Pelotas (Brasil)

> Dia 26/07 (13h), em inglês: Cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston (EUA)

Quem pode e como pode participar?
       As sessões serão abertas a todos interessados. É só chegar no estande do Lectionautas.

Além da Feira vocacional, haverá outra forma de participação. Como?
       Haverá uma exposição do Museu da Bíblia (MuBi) durante a ExpoCatólica, no Riocentro. Com o tema “Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo”, a mostra reunirá peças e publicações, além de meios tecnológicos e painéis que apresentarão a evolução dos métodos de leitura das Sagradas Escrituras, desde os rolos até a mídia digital. A mostra é uma iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU).


Serviço

Feira Vocacional JMJ 2013
Data: de 23 a 26 de julho de 2013
Horário: Das 8h às 20h
Local: Quinta da Boa Vista – Av. Pedro II, s/n, São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário