Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Esquema especial de trânsito

Centro do Rio terá esquema especial de trânsito para chegada do Papa



       Nesta segunda-feira, dia 22, o Papa Francisco vai percorrer as ruas do centro do Rio de Janeiro em papamóvel. O passeio do Santo Padre para saudar os fiéis cariocas foi incluído na programação oficial do dia da sua chegada à cidade para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).
       Após a chegada na base aérea do Aeroporto do Galeão, às 16h, o Papa se dirige ao Centro de onde partirá às 17h, em carro aberto, da Catedral Metropolitana, num roteiro até o Theatro Municipal, passando pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente pela Avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal.
       Para isso, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e Rio Eventos Especiais, vai implantar um esquema especial de trânsito que contempla os pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres, transporte, logística operacional, entre outros. A operação terá inicio às 00h da segunda-feira, dia 22, com a proibição de estacionamento em vias do Centro. Está previsto que o Papa chegue ao Centro às 17h, sendo assim, os fechamentos na área central da cidade terão início às 15h.
       Considerando os preparativos requeridos pelas forças de segurança, a partir das 14h haverá bloqueio da Rua Pinheiro Machado nos dois sentidos e do Túnel Santa Bárbara no sentido Zona Sul devido à recepção ao Papa Francisco que ocorrerá no Palácio Guanabara. Nesse evento não haverá acesso ao público em geral.
       Toda a operação de trânsito contará com 380 agentes da Guarda Municipal, da SMTR e controladores da CET-RIO. Serão empregados também 45 veículos operacionais e 50 motocicletas para monitoramento de toda a área em que eventos estarão ocorrendo e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis - informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.
       O Centro de Operações do Rio irá monitorar toda a Cidade com câmeras, permitindo que técnicos da CET-RIO implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios em todo o trajeto. A Prefeitura recomenda que os cidadãos deem preferência aos transportes públicos.


COMO CHEGAR:

> METRÔ: Utilizar as estações Cinelândia e Carioca.

> ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES: Utilizar as diversas linhas de ônibus regulares que passam no Centro da cidade.

ATENÇÃO: Ônibus e vans fretadas não terão como chegar próximo a área do evento. carro particular também não é uma opção tendo em vista as interdições e diversas vias com proibição de estacionamento.


PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

> A partir das 14h: A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

- Rua Pinheiro Machado, em toda sua extensão nos dois sentidos;

- Túnel Santa Bárbara, sentido Zona Sul;

- Viaduto Engenheiro Noronha;

- Elevado 31 de março, sentido Zona Sul;


> A partir das 15h: A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

- Avenida República do Chile;

- Avenida Almirante Barroso;

- Avenida Rio Branco;

- Rua Araújo Porto Alegre;

- Avenida Graça Aranha;

- Avenida Nilo Peçanha;

- Rua Manoel de Carvalho;

- Avenida Treze de Maio;

- Rua Senador Dantas;

- Rua Lélio Gama;

- Rua Evaristo da Veiga;

- Rua México, a partir da Rua Santa Luzia;

- Rua dos Arcos;

- Rua da Assembleia;

- Avenida Presidente Vargas, pista lateral a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária;

- Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;

- Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco;

- Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha;


> 15 minutos antes da saída do Papa da Catedral

- Avenida República do Paraguai, nos dois sentidos – nesta via não será permitida a presença de público.

Atenção: Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

Dados: CET-Rio


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário