Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Experiência de Padre Luiz Fernando

Padre brasileiro nomeado Bispo para a África conta sua experiência


A ordenação episcopal de Padre Luiz Fernando será em Colombo-PR no dia 24 de agosto,
às 16 h, e a posse como Bispo de Pemba (África), no dia 14 de setembro

       Neste mês de junho, o Papa Francisco nomeou um padre brasileiro para ser Bispo na África: padre Luiz Fernando Lisboa, atual pároco da paróquia Santa Teresinha de Lisieux, na cidade de Colombo, Arquidiocese de Curitiba (PR), será o novo Bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique.  Esse tipo de nomeação, que não é muito comum, admirou o padre brasileiro. "Uma surpresa para mim, o Papa Francisco me pede agora essa nova missão".

Acesse

       Padre Luiz Fernando é o segundo Bispo brasileiro nomeado para atuar fora do País. Dom Pedro Carlos Zilli foi o primeiro e está na Diocese de Bafatá, em Guiné Bissau, também na África. O padre explica que a Igreja no Brasil tem se destacado por sua missionariedade e muitos religiosos, padres e leigos têm sido enviados em missão. "Por quê não um Bispo?”, comenta.  É com o padre Luiz Fernando, que tomará posse como bispo dia 14 de setembro, que Luciane Marins conversa no Canção Nova em foco desta semana.
       A Diocese de Pemba, vacante desde outubro de 2012, abrange todo estado de Cabo Delgado, para se ter uma ideia do tamanho da área, corresponde a duas vezes o Estado do Rio de Janeiro. A população sofre com problemas como a seca e a falta de energia elétrica. "Realidade sofrida", lembra o padre que já trabalhou no local por oito anos e agora voltará para assumir uma nova missão, dessa vez, como Bispo.
       Padre Luiz Fernando conta as experiências que o marcaram no período que esteve na África, de 2001 a 2008, destaca a força da mulher moçambicana, o convívio harmônico entre as várias religiões e as crianças, "posso contar nos dedos da mão as vezes que vi uma criança chorando".
       O atual momento da Igreja, após a eleição do Papa Francisco, também é assunto da conversa. O padre explica ainda por quê acredita que foi nomeado, dá detalhes sobre sua ordenação, fala sobre os desafios do novo trabalho e explica o papel de cada cristão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário