Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Papa Francisco: Crianças em festa no Vaticano

Papa saúda os pequenos passageiros do “Trem das crianças”




       Logo após a oração mariana do Angelus neste domingo, dia 23, o Papa Francisco foi até a Estação ferroviária vaticana para encontrar mais de trezentas crianças provenientes de associações, institutos e das chamadas “casa família”. Os pequeninos haviam chegado pouco antes em um trem especial partido de Milão, norte da Itália.
       O Santo Padre chegou, saudou o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, e o administrador das ferrovias, Mauro Moretti, e logo em seguida foi cercado pelas crianças, pequenas passageiras emocionadas, com as quais logo iniciou um de seus habituais diálogos, sempre com vivacidade. Veja abaixo um pequeno trecho da conversa:

       Francisco: Obrigado! Que bonito! Que bonito! Desejo a vocês um dia bonito. Será um dia um pouco quente…
       As crianças: Sim!
       Francisco: Vocês não têm medo do calor?
       As crianças: Não, para ver você, não!

       O Papa perguntou sobre a viagem, agradeceu aos pequenos hóspedes pela visita e fez com que lhe contassem como seriam as horas seguintes no Vaticano: o almoço, as brincadeiras no adro da Sala Paulo VI, a visita lúdico-didática à colunata da Praça São Pedro, e depois o retorno para Milão.
       As crianças, provenientes de várias cidades italianas, mas que são de diferentes nacionalidades, presentearam o Papa com seus desenhos e pequenos trabalhos didáticos realizados durante a primeira fase do projeto, que previa visita à catedral de suas cidades, para conhecer a arte e a história através do divertimento. Uma criança de treze anos, que viajou carregando consigo a sua boneca, deu a Francisco um ramalhete de flores de camomila, com uma dedicação especial à Virgem Maria.
       O trem “Frecciargento” (Flecha prata), que havia partido de Milão às 7h30min locais, repleto de emoção e expectativa, chegou à Estação Vaticana às 11h10min, tendo feito parada em Bolonha e Florença para pegar outros passageiros, por sua vez acolhidos em Roma por outras crianças. Ao todo, foram quase 300 crianças, a maior parte entre 6 e 10 anos, acompanhadas de educadores, assistentes sociais e familiares.
       A iniciativa, denominada “O trem das crianças, uma viagem através da beleza”, faz parte dos eventos reservados aos pequeninos no âmbito do “Pátio dos Gentios”, a estrutura do Pontifício Conselho para a Cultura que promove o diálogo com os que não creem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário