Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

International Catholic Film Festival

Festival Internacional de filmes católicos inicia hoje em Roma



       Tem início nesta segunda-feira, dia 24, no Auditorium da Via Conciliação, em Roma o 'International Catholic Film Festival – Mirabile Dictu', festival independente que tem como objetivo exibir a cinematografia católica internacional. A quarta edição, que se estenderá até o dia 26, será dedicada a Santa Kateri Tekakwitha, a primeira santa indígena da América do Norte (da tribo dos Mohawks), canonizada em 21 de outubro de 2012 por Bento XVI.
       O Festival foi idealizado pela diretora, produtora e editora Liana Marabini visando dar espaço aos produtores e aos diretores de filmes, documentários, ficções, séries de TV, curtas-metragens e programas que promovem valores morais universais e modelos positivos. O prêmio para o vencedor é o Peixe de Prata, inspirado no símbolo cristão. “Este Festival é para mim uma forma de evangelização – afirmou Liana Marabini, durante a coletiva de imprensa para a apresentação da edição 2013 do festival. O filme é uma forma de arte facilmente acessível a todos e pensamos que o cinema seja um meio muito forte para levar o Verbo nos corações que não O tem”.
       Inscreveram-se quase dois mil filmes de todas as partes do mundo, entre os quais a comissão selecionou aqueles que concorrerão nas categorias melhor filme, melhor diretor, melhor ator/atriz protagonista, melhor documentário, melhor curta-metragem. O prêmio pela carreira desta edição será dedicado à célebre atriz francesa Marie-Christine Barrault. A este, junta-se o Prêmio da “Capax Dei Foundation”, que será entregue ao filme “In Her Footsteps: The Story of Kateri Tekakwitha”, de Matt Gallagher, produzido pela Salt & Light TV. A entrega dos prêmios será na noite do dia 26.
       O Júri, presidido pelo escritor e colunista do Corriere della Sera, Armando Torno, será composto por Dom Franco Perazzolo, do Pontifício Conselho para a Cultura, pela programadora da televisão belga Michèle Navadic, pelo produtor cinematográfico estadunidense James Heartfield IV e pela Princesa Maria Pia Ruspoli, atriz.
       A coletiva de imprensa também foi ocasião para apresentar os próximos encontros do Congresso “Cinema e Nova Evangelização”, patrocinado pelos Pontifícios Conselhos para a Cultura e para a Nova Evangelização, que se articula em uma série de eventos em 10 cidades do mundo, em concomitância com o Ano da Fé.
       Após Roma e Barcelona, as próximas etapas do Congresso serão Rio de Janeiro – durante a Jornada Mundial da Juventude -, depois Bruxelas e Los Angeles. No Rio de Janeiro, durante a JMJ, serão instalados dois cinemas móveis em duas favelas cariocas, abertos a todos e com projeções durante as 24 horas do dia. Em outubro, o Congresso chegará a Los Angeles, onde será celebrada uma Missa no rito tridentino à qual serão convidados atores de Hollywood, agentes e produtores cinematográficos.
       A diretora Liana Marabini antecipou os títulos de seus próximos filmes. Em agosto, em Nova York, iniciarão as filmagens de “Shades of truth”, filme dedicado a Pio XII e que será rodado em vários países. E em 2014, “Wedding gifts”, que vai abordar o tema do divórcio e será ambientado na Toscana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário