Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

JMJ Rio2013: Importância do legado social

Relatório Mundial sobre Drogas reforça importância de legado social da JMJ Rio2013



       O Papa Francisco vai inaugurar, no dia 24 de julho, o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) do Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca. Com capacidade para 70 leitos, o polo deverá atender dependentes químicos no período de crise. Um dos legados sociais da JMJ Rio2013, a estrutura está em fase final de construção em um dos oito prédios do hospital. A previsão é de que já no dia 17 de julho a equipe médica esteja no local para organizar o espaço de 2.000 m².
       O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e a Arquidiocese do Rio e chega à cidade em um momento em que o mundo volta a atenção para o Relatório Mundial sobre Drogas 2013, lançado em Viena, em um evento especial de alto nível da Comissão de Narcóticos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e que aponta para a estabilidade no uso de drogas tradicionais.
       O espaço é voltado para o tratamento psiquiátrico, em especial aos dependentes químicos, inclusive do crack, que já afeta 3% da população brasileira, segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS). A estimativa é de que já existam cerca de 6 mil usuários de crack no Rio de Janeiro.
       “É necessária uma ênfase firme na saúde, e devemos apoiar e promover alternativas de meios de subsistência sustentáveis. Além disso, é essencial reconhecer o importante papel desempenhado pelos sistemas de justiça criminal na luta contra o problema mundial das drogas e a necessidade de melhorar o trabalho contra precursores químicos”, disse o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov.
       Visando repetir os bons resultados de projetos semelhantes mantidos no interior de São Paulo pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, superintendente da Associação, do Hospital e idealizador do Polo, afirma que a meta do PAI-HSF é a mesma dos demais projetos: dar um tratamento digno a todos que sofram de um transtorno psiquiátrico e recuperar os dependentes. Para Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, a cidade “necessitava de um centro integrado de atendimento que oferecesse a oportunidade de recuperação para os dependentes químicos e tratamento aos que sofrem de transtornos psiquiátricos”.
       O diferencial do polo será o fato de estar dentro de um Complexo Hospitalar, ou seja, conta com a equipe médica de todo o hospital. No Núcleo, haverá psiquiatras, psicólogos, equipe de enfermagem, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.  O PAI fará atendimento privado e está em negociações com o Ministério da Saúde para a definição do atendimento público. “Quantas famílias estão sendo destruídas, especialmente pelo uso do crack. Tenho a certeza de que o PAI-HSF será o legado social da Jornada Mundial da Juventude”, afirmou o arcebispo.


Drogas lícitas
       Segundo o relatório da OMS, as novas substâncias psicoativas (NSP), comercializadas como “drogas lícitas” e “designer drugs”, estão se proliferando num ritmo sem precedentes, criando desafios inesperados na área de saúde pública. Além disso, enquanto o uso de drogas tradicionais, como a heroína e a cocaína, parece estar em declínio em algumas partes do mundo, o abuso de medicamentos de prescrição e de novas substâncias psicoativas está crescendo.
       Na Europa, o consumo de heroína parece estar em declínio. Enquanto isso, o mercado de cocaína parece estar se expandindo na América do Sul e nas economias emergentes da Ásia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário