Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reflexão do Papa e dos jovens

"O Papa e os jovens"
Reflexão de Dom José Moura


Dom José Alberto Moura

O Papa Francisco solicitou aos jovens e suas comunidades a se prepararem bem, sobretudo espiritualmente, para a jornada em julho no Rio de Janeiro. O encontro com ele deverá ser “sinal de fé para o mundo inteiro. Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; é bom caminhar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de si mesmo e ir às periferias do mundo e da existência para levar Jesus! Três palavras: alegria, cruz, jovens” (mensagem do domingo de ramos de 2012).

O Pontífice lembra que a alegria não nasce do ter muitas coisas, mas do encontro com Jesus. Com Ele não estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis. Ele entrou em Jerusalém para ser crucificado e mostrou que dava tudo de si por nós. A alegria da fé nele enche a juventude da certeza de vencer tudo o que se opõe à conquista do ideal de construção de um caminho novo para a sociedade. 

Com Cristo o coração jovem se perpetua com o passar dos anos. Precisamos de quem enfrenta os desafios do mundo paganizado, que coloca o ter coisas, prazeres e prestígio como finalidade da vida. Cristo nos aponta o caminho que faz a pessoa trabalhar a grandeza do caráter bem formado para amar, servir, promover a boa família, a boa política de real serviço ao bem comum, a inclusão social, a fé comprometida com os valores do Reino de Deus. Daí surgem a bondade de coração, a superação dos vícios e das paixões desordenadas...

A preparação da Jornada Mundial da Juventude tem afervorado a juventude do Brasil para ela encetar o caminho novo da conquista de seu lugar na Igreja e na sociedade, transformando-as com os valores da vida nova de Cristo. 

A cruz da Jornada e o ícone de Maria são sinais chamativos para a juventude perceber que, seguindo a Jesus e colocando em prática seu exemplo e seus ensinamentos, é capaz de tornar a convivência humana realmente transformadora com o novo ideal de vida impregnado de amor a Deus e ao semelhante. Sem isso, o ser humano se torna demais animalizado, egoísta e sem perspectiva de conquista de um ideal realmente realizador. Com o exemplo e a intercessão de Maria a juventude perceberá que vale a pena, com ela, dar respaldo à salvação de tantas pessoas que vivem nos descaminhos de vida sem sentido.

No entanto, o encontro com o Papa vem reforçado com o impulso para o pós-encontro, a fim de que a caminhada da juventude tome um rumo de compromisso de vida permanente, para sua ajuda de transformação da convivência humana, com os critérios do Evangelho.

O Rio e a Igreja de todo o Brasil estão abertos para o Santo Padre abençoar a juventude e todos nós, para vivermos mais nosso compromisso de ajudarmos a juventude a ser e atuar como verdadeira força renovadora de nossa caminhada humana e cristã.

Deus abençoe nossa juventude, para que ela seja protagonista na nova sociedade, com a vida de amor e promoção da cidadania adequada para todos!


Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros-MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário