Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Luto na Síria: Morte de sacerdote

Congregação vaticana lamenta morte de sacerdote na Síria


Bandeira da Síria

       A Congregação para as Igrejas Orientais divulgou nesta terça-feira, dia 25, uma nota de pesar pela morte do sacerdote François Murad, 49 anos, morto na Síria no último domingo, dia 23. François Murad era monge eremita e estava abrigado no convento franciscano de Santo Antônio de Pádua e de Lisboa, em Ghassanieh, no vale de Oronte, a 120 quilômetros de Aleppo, no nordeste da Síria. O convento foi tomado por milicianos ligados ao grupo jihadista Jabat al-Nusra que assassinaram o padre.
       Nos últimos tempos, o religioso havia enviado algumas mensagens nas quais se mostrava consciente de viver uma situação de perigo, e oferecia sua vida pela paz na Síria e em todo o mundo. Em nota, a Congregação para as Igrejas Orientais lamentou a morte do sacerdote e pediu o fim das hostilidades e a paz para a região.
       “O Cardeal Prefeito, Leonardo Sandri, juntamente com os superiores e colaboradores da Congregação para as Igrejas Orientais, ao tomar conhecimento do brutal assassinato do Padre François Murad, na Síria, expressa as mais sinceras condolências à Igreja Sírio-católica, ao Patriarca Youssef Ignazio III Younan, à Custódia da Terra Santa, assim como a todos os fiéis desta amada nação. Na segunda-feira 24 de junho, o sacerdote foi recordado - juntamente às inúmeras outras vítimas, bem como aos bispos, sacerdotes e leigos seqüestrados -, na habitual oração que dá início à nova semana de trabalho, na Capela do Dicastério”, diz a nota.
       O Congregação também manifestou o desejo de que este recente episódio de violência, segundo ela, “sempre injustificada”, desperte a consciência dos responsáveis das partes envolvidas no conflito e da comunidade internacional. “Para que, como repetidamente tem afirmado o Santo Padre Francisco, silenciem as armas e se abra finalmente um período de reconciliação para um futuro de paz”, completa.
       “Como muitas vezes declarou Padre Murad, o desejo dos cristãos na Síria e em todo o Oriente Médio é aquele de poder permanecer nos lugares onde ecoou o primeiro anúncio da salvação "mostrando na cotidianidade dos pequenos gestos, o rosto de Cristo", finaliza a nota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário