Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Papa Francisco: Audiência com Patriarcado Ecumênico de Constantinopla

Papa destaca que caminho fraterno é essencial para a unidade




       Uma reflexão sobre a necessidade de unidade entre cristãos. Com este tema, o Papa Francisco dirigiu-se a uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla que visitou o Santo Padre nesta sexta-feira, dia 28. Francisco destacou que uma parte essencial nesse caminho rumo à unidade é o encontro fraterno.

Acesse

       E essa busca de comunhão é uma urgência, segundo o Santo Padre, em um mundo que tem fome e sede de verdade, de amor, de esperança, de paz e de união. “Nós sabemos bem que a unidade é primeiramente um dom de Deus pelo qual devemos incessantemente rezar, mas por nós todos espera a tarefa de preparar as condições, de cultivar o terreno do coração, a fim de que esta extraordinária graça seja acolhida”.
       Francisco mencionou ainda a contribuição fundamental da comissão mista internacional para o diálogo teológico, presidida pelo Cardeal Kurt Koch, para essa busca de plena comunhão. Ele considerou significativa a capacidade de fazer uma reflexão conjunta, começando pelo que se tem em comum sem esconder os aspectos divergentes. “Não devemos ter medo do encontro e do verdadeiro diálogo. Isso não nos afasta da verdade; em vez disso, através de uma troca de dons, nos conduz, sob a orientação do Espírito da verdade, à toda a verdade (cfr Jo 16, 13)”, destacou.
       Desde 1969, é um costume a troca de delegações entre Igrejas católicas e ortodoxas por ocasião das respectivas festas patronais: ortodoxos vão ao Vaticano para a Festa de São Pedro e São Paulo e católicos participam da Festa de Santo André.



Nenhum comentário:

Postar um comentário