Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Papa Francisco: Paternidade pastoral e espiritual

Papa fala da graça da paternidade pastoral e espiritual



       Como de costume, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa na Casa Santa Marta nesta quarta-feira, dia 24. Em sua homilia, ele abordou a questão da paternidade, que diz respeito também aos celibatários. Nesse sentido, trata-se de uma paternidade pastoral e espiritual. Em sua meditação, o Papa partiu de um trecho de Gênesis, no qual “Deus promete ao idoso Abraão a alegria de ter um filho e uma descendência como as estrelas do céu”.
       Neste sentido, Francisco refletiu sobre o “desejo de paternidade”, inscrito nas fibras mais profundas de um homem. O sacerdote não está isento deste desejo, embora seja orientado a viver de modo particular. Para a plenitude do homem, conforme explicou o Santo Padre, é preciso sentir a alegria da paternidade, mesmo os celibatários. A paternidade, segundo ele, é dar vida aos outros. Para o clero, ela se torna uma paternidade espiritual.
       “Agradeçamos ao Senhor esta graça da paternidade na Igreja. Todos nós pecamos. Mas, não ter filhos, não ser pais é como parar na metade do caminho. Por isso, devemos ser pais. Um pai sabe o que significa defender seus filhos. Esta é uma graça que também nós padres devemos pedir: ser pais! A graça da paternidade pastoral e espiritual”.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário