Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Peregrinos europeus

Europeus são responsáveis ​​por cerca de 20% do total de inscritos nesta edição


       Todos os 45 países que compõem o continente europeu são convidados a estar no Rio de Janeiro-RJ para a JMJ Rio2013. Países como a Alemanha, Itália, França e Espanha terão uma forte representação nesta edição, mesmo com a crise econômica. Eles são cerca de 20% dos inscritos na JMJ Rio2013.
       Itália e França são as nacionalidades europeias mais numerosas; espera-se cerca de 7 mil italianos e 5 mil franceses. Além disso, são aguardados 2.600 espanhóis, 2 mil alemães e 1.700 poloneses. Preparar-se para a JMJ é um verdadeiro sinal de peregrinação e de encontro consigo mesmo, com Jesus Cristo, com o Santo Padre e com os nossos irmãos ao redor do mundo.
       A poucos dias da visita do Papa Francisco, esses países estão se preparando. Na Itália, 6 mil pessoas já se inscreveram para participar da primeira e única viagem que o Santo Padre fez em 2013. De norte a sul do país, muitas dioceses já estão organizando o acompanhamento da agenda papal para aqueles que não podem viajar.
       Na Lombardia vão se reunir no Santuário Mariano de Caravaggio, em Bergamo, para uma vigília que culminará em uma oração conduzida pelo bispo Francesco Beschi, delegado da Conferência Episcopal da Lombardia para a Pastoral Juvenil. "Nós teremos dois momentos fortes", disse o padre Samuel Marelli, que coordena a organização. "Uma comunitária, em que o Papa vai continuar a vigília ao vivo do Rio, e outra um pouco mais íntima, com a oração pessoal, adoração eucarística e a oportunidade de confessar", conclui.
       Os jovens de Vento, no entanto, têm um compromisso pelo mar. "Eu, Você e Rio” é um encontro espiritual de dois dias, que também contará com oficinas criativas dedicadas à alegria de estar juntos. "Nós escolhemos Chioggia para atender a essa missa à noite para viver a mistura de cores e conhecer as diversas experiências de fé na JMJ", diz o padre Renato Mazzuia. Espera-se um público de 3 mil pessoas, a maioria adolescentes entre 16 e 18 anos de idade.
       Assim, os italianos viverão todos os eventos principais, mas especialmente a noite da Vigília, quando no Rio de Janeiro serão 19h30min e na Itália, meia-noite. Como na edição de 2002, em Toronto, e em 2008, em Sydney, o fuso horário não bate com o horário europeu, mas a emoção supera qualquer fronteira temporária.
       Outro país que também já começou a se mobilizar é a França. A diocese de Grenoble-Vienne, com 46 jovens, estará na Semana Missionária, onde os jovens vão descobrir a Arquidiocese de Olinda e Recife. O grande desafio para a preparação é garantir que o projeto seja conhecido em todas as dioceses, e que as pessoas vão ajudar os participantes a se aventurar nesta viagem através da cultura do Brasil.
       Assim nasceu a ideia e, no ano passado, 10 paróquias foram visitadas e reuniões foram organizadas para divulgar a cultura brasileira através de sua culinária, música, história, raízes e através de seu povo. Eles também produziram um CD para ser vendido com canções de Luiz Gonzaga, Padre Fabio de Melo e banda Dominus. A boa coisa sobre este projeto é que cada jovem se sentir parte da aventura.
       Na Espanha, para as pessoas que não podem participar, tanto por questões financeiras ou pessoais, no fim de semana de 27 e 28 de julho jovens de algumas das dioceses da Catalunha vão se reunir para trocar ideias, rezar e acompanhar as celebrações que serão transmitidas da JMJ Rio2013. O encontro será em Llinars del Vallès, a 40 km da cidade de Barcelona, ​​e promete ser uma oportunidade de viver o espírito do que acontece do outro lado do oceano. Carmen Lozano, da Paróquia da Sagrada Família, explica que "embora não seja o mesmo que estar lá, estaremos juntos com os amigos para acompanhar todas as missas nas primeiras horas da manhã".
       Em Lisboa, Portugal, 45 jovens se reuniram no Seminário das Oliveiras no mês passado. Em um clima de oração e convivência, eles aproveitaram para conhecer e compartilhar algumas das razões que os levam a embarcar nesta viagem.
       O grupo participará da Semana Missionária na diocese de Petrópolis, mais especificamente na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Nhunguaçu. A programação envolve inúmeras atividades pastorais, culturais, de turismo e, é claro, a oportunidade de interagir com as famílias brasileiras que, sem dúvida, receberão os peregrinos com grande amizade e compromisso. Por esta razão, o grupo de Lisboa pede a todos os irmãos para orar por eles, sob o lema "Vamos orar por você. Rogai por nós também."


Fonte: Site oficial da JMJ Rio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário