Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Projeto para o Campus Fidei

Projeto de gestão de resíduos é proposto para o Campus Fidei



       O despejo zero de resíduos em aterros sanitários é o desafio assumido pelo Comitê Organizador Local (COL) para as atividades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) no Campus Fidei, em Guaratiba. A proposta está inserida no projeto de gestão de resíduos sólidos elaborado pela organização, que promete deixar um legado ambiental para a cidade do Rio, para o País e para o mundo. Esta é uma das ações de legado ambiental da JMJ Rio2013.
       Resumidamente, o programa prevê que os resíduos serão destinados prioritariamente para reuso, reciclagem e compostagem. Resíduos que não atenderem aos parâmetros de reciclagem serão encaminhados à usina de geração de energia através de processo de incineração.
       O período de atuação do plano é de 20 de junho a 10 de setembro e alguns cuidados já estão sendo tomados para minimizar o impacto ambiental durante a preparação da JMJ, como a reutilização de madeiras nas obras do Campus Fidei quando possível, por exemplo. O projeto segue a Lei 5.538, que dispõe sobre a obrigatoriedade do processo de coleta seletiva de lixo nos geradores de lixo extraordinário no município. Mas a inspiração também vem dos pronunciamentos do Papa Francisco sobre a salvaguarda da criação.
       Ousado, o plano vai além do que geralmente é realizado em grandes eventos no Brasil e procura estabelecer uma nova abordagem para a gestão de resíduos na área. O projeto se baseia em uma campanha de mobilização do público, e prevê as seguintes ações:

- Recolhimento do resíduo com a ajuda de campanha de mobilização do público;

- Treinamento e capacitação de mão de obra local;

- Triagem e preparo do resíduo sólido;

- Destinação final para a indústria;

- Compostagem do resíduo orgânico;

- Aproveitamento do resíduo não reciclável para geração de energia.

       Para que tudo possa funcionar no terreno dedicado à JMJ Rio2013 em Guaratiba, algumas ações já estão sendo planejadas, como a distribuição de sacolas plásticas individuais para lixo seco e orgânico aos peregrinos. Haverá duplas de coletores para lixo seco/orgânico colocados a cada 50 metros na entrada dos lotes e nas áreas do backstage. 
       Além disso, voluntários oferecerão orientação sobre o sistema de coleta seletiva e uso dos sacos plásticos individuais. A responsabilidade pela gestão dos resíduos ao longo do caminho que será seguido pelos peregrinos a pé, em Guaratiba, é da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).


Um legado ambiental
       Essa não é a única ação da organização do evento para minimizar os impactos ambientais e mobilizar os participantes para uma nova consciência sobre a Criação. Por exemplo, serão oferecidas aos peregrinos no Festival da Juventude trilhas ecológicas, sob acompanhamento dos Escoteiros do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário