Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Símbolos no Santa Cruz

Santa Cruz recebe os símbolos da JMJ Rio2013



       O bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio, viveu um momento especial de fé na manhã do último sábado, dia 6: a chegada dos símbolos da JMJ Rio2013, vindos da Diocese de Itaguaí. Centenas de pessoas, contagiadas com muita emoção e alegria, acompanharam a procissão da Cruz Peregrina e da imagem de Nossa Senhora. A peregrinação teve início na Igreja de São José e seguiu até o Batalhão de Engenharia do Exército, onde aconteceu a celebração de acolhida, com uma bênção do Arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta.
       Durante a celebração, Dom Orani destacou que a escolha do bairro de Santa Cruz para receber os símbolos da Jornada se deve a uma razão histórica, pois naquele local os primeiros jesuítas plantaram uma cruz e começaram a sua missão e evangelização. O arcebispo ressaltou a importância dos símbolos para a JMJ Rio2013. “A cruz representa um sinal para os jovens em tempos de mudanças. Eles devem ser protagonistas do mundo novo com justiça, paz, fraternidade e levando os valores cristãos para todos. Já o ícone de Nossa Senhora representa a companhia da mãe junto a Jesus. Muito mais que símbolos, representam a união com Jesus e mudança de vida”, disse.
       Após a celebração, houve uma carreata pelo bairro e os símbolos foram levados para a Igreja Nossa Senhora da Conceição. À tarde, seguiu pela Avenida Brasil rumo a Catedral. Era evidente a empolgação dos moradores de Santa Cruz em participar das boas-vindas, a exemplo da voluntária Gilda Ribeiro. “Frequento há muitos anos esta igreja e a chegada da cruz era um momento muito esperado. É uma esperança maior para os corações que estão dispersos de Deus e não dão importância para uma aproximação com Ele. A JMJ veio restaurar, ‘juntar os caquinhos’, fortalecer e, quem sabe, conquistar os fiéis que estão afastados. Tenho filhos, netos, mas me sinto jovem no meio deles e diante de muitos momentos que elevam ao Pai”, festejou.
       A peregrinação foi um momento igualmente especial para Delcides Ports, que fez questão de tocar na Cruz Peregrina. “A chegada da cruz foi um momento maravilhoso, foi a maior emoção da minha vida. A realização da Jornada aqui no Rio é necessária e muito importante, pois irá animar e tocar o coração dos jovens e de toda a comunidade, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, exaltou.


Peregrinação na cidade-sede
       Durante 16 dias, os símbolos da JMJ irão percorrer toda a cidade. O encerramento será no dia 22 de julho.
       O secretário executivo do Setor Pré-Jornada, Raphael Fritz, falou sobre o alcance dos símbolos da JMJ para os milhões de peregrinos que virão para o encontro. “O mundo inteiro está acompanhando esta peregrinação, que é a última antes do início da JMJ Rio2013. Os símbolos são a expressão maior do que significa a Jornada, é uma relíquia que João Paulo II deixou para os jovens. A representação dos símbolos para todas as realidades do Rio de Janeiro é porque estes são a cara da Jornada e carregaram multidões no Brasil, todos os dias. Os símbolos conseguiram representar a energia, a força e a alma da Jornada”, frisou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário